Provocador Gospel: Resenha do CD "Viva" de Cassiane (Desculpe a sinceridade!)


Chegou ao mercado fonográfico já sendo disco de platina, com uma tiragem de 100 mil cópias. Já é um dos CDs gospel mais vendidos do ano, e já estão preparando mais 30 mil cópias para disponibilizar no mercado. VIVA da cantora Cassiane não para de ser tocado nas rádios por todo o país. Estou aqui hoje para tratar de alguns aspectos que ninguém tem coragem de dizer, apenas eu, então como de costume, já peço desculpas adiantadas se algumas das minhas opiniões sobre o CD não agradar.


A produção musical e a regência do CD ficaram por conta do grande maestro Jairinho Manhaes, mas devo relevar a grande participação do mais novo produtor de Elaine de Jesus, Roony Barbosa que esteve presente no CD inteiro (Exceto em uma música). Talvez seja por isso que o novo CD de Elaine esteja no estilo no qual ela nunca deveria ter saído...Bom, por enquanto isso não vem ao caso. VIVA é um CD que também tem seus altos e baixos, não é o melhor da cantora.

Uma da novidades do CD é a forma que ele veio ao mercado cristão. O formato "Digipack" que lembra uma caixinha, é uma embalagem que consiste de um ou mais bandejas plásticas contidas em um cartão de várias formas (tipicamente com um formato de livro). Na maioria das vezes um "Digi-pack" é uma versão de luxo e contém material exclusivo suplantando as tradicionais capas de CD, das versões regulares. Aqui a Sony leva um parabéns pela idéia. O único problema é que se o dono do CD não tiver cuidado, poderá perder o conteúdo e a embalagem muito fácil e rapidamente, afinal a capa e o CD inteiro é praticamente de papel, então tome cuidado!!

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!

1. "De uma forma diferente"- Composto por Rodney Santos e Davi Vianna é a música que Cassiane mais tem comentado durante suas apresentações. A música começa com a cantora cantando sem nenhuma introdução, o que leva crer que isso é um pouco de ousadia, porém, no playback há sim uma introdução antes de começar cantar a música. Vemos o cuidado que Cassiane seu produtor tiveram em cada detalhe antes mesmos de lançarem o CD. Você pode conferir esse cuidado clicando aqui. A música serve para todos que estão querendo se afastar dos caminhos do Senhor.

2. "Celebrarei"- De Jairo Bonfim é a música que muitos tem eleito como carro chefe do CD. Para mim não é. Celebrarei é uma linda música, mas o CD tem músicas muito melhores e mais bonita que essa. Esta vem com participações de um coral infantil, composto por 39 crianças (Ou 40 pois não sei se Melissa Júlio é um nome só, esqueceram da vírgula, mas tudo bem!! Cortaram algumas letras na hora da edição pelo encarte todo, claro que a qualidade não é levado em consideração, não é mesmo Sony??) que fizeram a parte deles muito bem feita. É uma música que fala do arrebatamento da igreja e da felicidade que estaremos lá no céu para sempre, é linda, já disse, mas não é a melhor.

3. "O Nazareno"- É muito interessante como Jairinho consegue excelentes introduções para suas músicas, essa merece aplausos, dá um certo temor a começar a tocar o hino (Dizem que a introdução lembra a música mundana de Lady GaGa...Não achei muito não) que fala sobre o dia do arrebatamento da igreja. Composto por Moisés Cleyton, Cassiane soube interpretar muito bem juntamente com seu Back Vocal a primeira parte do hino. Depois fica meio monótona a coisa. Porém é um hino realmente impactador.


4. "Escolhido"- Sabe aquelas músicas que dá uma vontade de pular logo para não perder tempo. Bom uma das do CD VIVA é essa, é uma música meia fraca, não ia fazer muita falta se não tivesse no repertório. Mas vai ficando legal no final, então até que é merecível honrar o autor Tony Ricardo por essa linda letra, creio que os arranjos é que não ajudaram muito, essa confesso para mim não é a mais bonita e também não a mais feia do CD.

5. "Sou um milagre de Deus"- Aqui temos talvez a maior revelação do CD em questão de arranjo. Essa está sendo considerada um rock gospel da pesada por seus arranjos fortes e guitarras extremamente perfeitas em cada toque. É um estilo que Cassiane soube interpretar muito bem. O pessoal do Gospel Channel gostaram muito dessa música, e é claro eu também. Cassiane rock é muito divertido, uma canção que começa calma, muito calma, e quando entra no coro ...UALLL...começa um estilo vibrante, cheio de toques fortes. A guitarra não para...rs...A composição é de Vânia Santos.

6. "Creia no milagre"- É outra que merece destaque logo na sua introdução, como disse Jairinho, "é unção nova do céu". Por sinal a letra que Roberto Reis escreveu é linda, tem que ter muita unção para escrever um letra tão simples e ao mesmo tempo forte e impactante. Durante toda a música vemos e sentimos os arranjos perfeitos de todos os instrumentos utilizados. Realmente essa é linda. Haja Gogó!!!..

7. "Memorial de Deus"- Essa é aquela música legal do CD, aquele que é sensacional aos ouvidos ao ouvir o toque da bateria, piano, baixo, violão, e a guitarra que nessa canção fez um solo ULTRA, MEGA ESPETACULAR. E claro a perfeição do Back, que também deu um "Up" a mais no CD nessa canção. A composição também é de Tony Ricardo.


8. "A unção de Deus"- De Hemerson Poubel é uma música na qual a letra não é daquelas mais bonitas e inovadoras, lembra a canção "Muita unção" da própria Cassiane. Sabe as músicas do CD "Sementes da fé", pois é, essa música se encaixaria muuuuuito bem nesse CD. Nada de novo!!

9. "Primeiro amor"- Essa é daquelas que não faria falta alguma se não tivesse entrado no CD. Não tem Back Vocal, e possui somente um único instrumento tocando-a, o violão Nylon solo e Aço. Tavinho tocou essa música inteira!!!....A letra escrita por Moisés Cleyton é bonita, Cassiane cantou muito bem. Mas mesmo assim não ia fazer nenhuma falta se não tivesse entrado no CD.

10. "Desemborca o vaso"- Eita Deus!!!...Essa é típica de um CD pentecostal, o estilo forrozinho voltou com tudo esse ano, e Cassiane não tá de fora dessa. Moisés Cleyton escreveu a letra e Cassiane interpretou muito bem como de costume.

11. "Águas da unção"- Temos aqui Cassiane dando uma de compositora juntamente com Celso e Rony. Até que não ficou feio não, tá melhor que "Louve sempre" do "Sementes da fé". É uma canção extremamente espiritual. Essa aqui é somente dar liberdade para o espírito Santo que a glória desce na igreja!!...A letra ficou divina. E mais uma vez um destaque para a guitarra solo. A guitarra entrou de cabeça nesse CD...Xd!

12. "Não vai faltar"- Você conhece o estilo Cassiane??..bom essa canção vem bem do estilo que a cantora criou e que muitas copiaram, tentaram e querem gravar. É a canção que da mais um "Up" no CD. Estilo consagrado, só Cassiane mesmo, é para cantora pentecostal mesmo. A composição é de Moisés Cleyton.

13. "Faz-me viver outra vez"- De Elaine Araújo, é uma música bem daquelas tipo "gravamos todos os ritmos, e agora??..há vamos misturar"..deu para entender?..Não né, bom essa música tem um rock, um pentecostal é um pouco de adoração profética!!..Sei lá...é legal!!....O trabalho das guitarras aqui também merece aplausos.


14."Jesus Cristo vem"- É uma música que fala da esperança do crente, que é a volta de Jesus Cristo, o nome da canção diz tudo, fala da vinda do noivo para buscar sua noiva. É uma canção extraordinária. Quando começa cantar o coro dá para sentir aquele arrepio gostoso. Pentecostal de verdade!!...A música serve também para alertar aqueles que estão desviados dos caminhos do senhor. A letra é de Hemerson Poubel.

A *nota final para o CD é de 60, afinal não tá 100% !!
Não gostou? faça melhor, envie a sua resenha sobre o CD para gospelchannel@globomail.com
Para falar comigo entre em contato pelo provocadorgospel@r7.com
*De 0 à 100 pontos

atualizada dia 15/12/10 ás 17:56

© The Most Gospel Company 2008-2010-All Rights Reserved Gospel Channel Corporation Entertainment Christian 2010

Comentários

Anônimo disse…
Não gostei da resenha. Vocês diminuíram a Cassiane demais. Fico com dó de vocês em dizer que o cd da Damares é o melhor cd pentecostal de 2010. O da Cassiane tá muito melhor, da Beatriz. Sinceramente vocês babam demais a Damares. O cd da Cassiane é ótimo, 99 se não tivesse águas da unção estaria perfeito 100.
Anônimo disse…
Poxa concordo que cd não está bom como os anteriores....
Mas cassiane é Cassiane
"Primeiro amor"- Essa é daquelas que não faria falta alguma,
Você pirou! Música lindíssima...
"Escolhido"- Sabe aquelas músicas que dá uma vontade de pular logo para não perder tempo.
Peraê, acho que vc não analisou bem...
Essa canção é uma das mais tocadas aqui na PB
A nota do CD 8,0 e ao SOM DOS LOUVORES 9,9.
Voltou com Tudo a Cassiane.
Pedro Daniel disse…
TA Otimoo, amei todos os hinos menos aguas da unçao.
Primeiro amor toca na alma, escolhido lindissimo, de uma forma diferente nem, se falaaaaaaa,
Caaaaaaaassi que Deus te abençoe mais e mais.
Pedro Daniel disse…
TA Otimoo, amei todos os hinos menos aguas da unçao.
Primeiro amor toca na alma, escolhido lindissimo, de uma forma diferente nem, se falaaaaaaa,
Caaaaaaaassi que Deus te abençoe mais e mais.
Anônimo disse…
Você pirou, elogia em tantas músicas e ao final dá essa nota,
outra dizer que o Escolhido é para pular logo e que não fazer falta Primeiro amor. Fala Sério..........
Nota 6,0 com uma vendagem superior as 200.000 cópias.
Esse cd não tá 10 mas 8,5 com certeza!
Anônimo disse…
Gente o Cd não foi td aqui mesmo, o estilo diferente, as musicas comentadas não sou td aquilo, mais dizer que nao faria falta Primeiro amor... ahh me ajude neh, linda letra sem back só voz e violão, ameiiiiii
ela é linda, não sei que me identifiquei com a letra, pra mim fez toda a diferença...
Anônimo disse…
Otima resenha,nota justa!!
Stella disse…
Devia dar nota 50,60 foi muito!!!

Mais vistas da semana