Provocador Gospel: Resenha do CD "Fenômeno de Glória" de Eliane Silva (Desculpe a sinceridade!)




Bem, mais uma resenha de um CD pentecostal. Esse ano parece que todas a maiores cantoras pentecostais do Brasil resolveram lançar CD. Hoje iremos falar de Eliane Silva e o CD "Fenômeno de Glória". A cantora é uma das poucas que sempre permaneceu no verdadeiro estilo pentecostal de ser.
As fotos do CD ficaram por conta de Osmar Goulart (Mazinho), algumas ficaram boas, outras não, para falar a verdade a arte do CD não é tão boa, e há poucas fotos no encarte (Apenas 4). Não é o melhor projeto gráfico que Eliane já realizou. Fora isso o CD está perfeito.

"Fenômeno de Glória" vem sob os cuidados da gravadora Hosana Records, que pertence a Eliane, e distribuído pela Quality music. Veio também com uma capa especial, e cá entre nós, ainda bem que não foi Digipack! Saiu de fábrica com 70.000 cópias e já está chegando a 50 mil vendidas.

Foi produzido pelo maestro Melk Carvalhedo. O CD tem grandes letras e excelentes arranjos. Possivelmente um dos maiores lançamentos desse ano. Também trás algumas regravações, que por sinal, ficaram super boas, e poucas cantoras conseguem melhorar as músicas originais, mas Eliane Silva, como já foi dito, é "Única".

Ao longo do CD (encarte) tem comentários de várias cantoras e cantores como Cassiane, Lauriete, Elaine de Jesus, Vanilda Bordieri, Rozeanne Ribeiro, Marcelo dias, Fabiana, Roberto Silva (Esposo), Damares entre outros.

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!

1. "A lei do equilíbrio"-É o carro chefe do CD. Boa escolha, afinal,logo de começo já dá aquela vontade de dar Glória a Deus. A composição dessa música é de Agailton Silva, então dá para se ter uma ideia de que tipo de letra apocalíptica estou falando. Linda mesmo!!

2. "Ele está passando aqui"-Não é a mais bonita do CD, lembra o estilo da música "Dono do milagre" de Elaine de jesus, uma canção bem elaborada, mas não muito boa. A composição é de Moisés Cleyton. É daquelas muuuuuuito repetitivas, dá para enjoar ficar cantando tanto tempo a mesma coisa. É um pouco desagradável.

3. "O médico errou"-Ela sabe como regravar uma música, "O médico errou" tem uma letra super linda e cheia de unção. Foi cantando nas vozes do Zé marco e Adriano, e Eliane soube regravar muito bem. Ficou bem interessante, Eliane não mudou o ritmo, e apenas alterou o tom para ficar adequada a sua voz. Ficou linda mesmo. A composição é de Roberto Reis.

4. "Fenômeno de Glória"-Aqui está a música tema do CD, como um belo arranjo, a canção é uma das mais lindas do CD. Pentecostal de verdade vai amar essa música. Quando começar a cantar o refrão a gente sente aquele arrepio cheio de unção, porém com o tempo dá para perceber que a música é bem normal, quero dizer, tem o estilo pentecostal de sempre, nada de inovador. A letra é e autoria de Rogério Júnior.

5."O manto é forte"-Aqui está o primeiro "Forrózinho de Jeová" do CD. Todos sabem como Eliane gosta de música assim, então não ia poder faltar. ÔH GLÓRIA!!...A música é típica das cantoras pentecostais tradicionais. É muita coragem dessas cantoras manterem o tradicionalismo de cantar músicas assim.A composição é de Vanilda Bordieri.

6."É a mão de Deus"-Lembra muito algumas músicas da cantora Damares, principalmente a música "É a sua vez", mesmo ritmo, lembra:"É a sua vez, é a sua vez, é a sua vez chega de ser provado...", Eliane canta: "É a mão de Deus, é a mão de Deus, é a mão de Deus abençoando ele...". Hummm, creio que não foi só eu que percebi isso. Mas vale ressaltar que o compositor dessa música é Agailton Silva, então temos uma desculpa não é mesmo? Não, na verdade quem é o compositor da música de Damares é Roberto Reis, mas realmente os estilo das duas músicas ficaram quase que parecidos.

7."A tua fé te salvou"-Uma música também que muitas cantoras já gravaram com um ritmo parecido. Composto por Jorge Binah, a letra fala dos milagres de Jesus. Já disse, Eliane silva é uma cantora única, só ela sabe fazer músicas pentecostais como no passado (me refiro aos anos de 2001 à 2005) aquilo era música de fazer chorar de verdade.

8. "Vai ser só glória"-Um nome bastante conhecido, afinal Vanilda Bordieri tem uma música com esse título gravada no ano de 2001 pela gravadora Cristo vencedor, mas essa de Eliane é uma regravação das cantoras Gislaine e Mylena (as compositoras e intérpretes da música), que particularmente Eliane não conseguiu regravar a música com a mesma ousadia de Gislaine e Mylena, talvez os arranjos não ajudaram muito. Mas ficou bonita mesmo assim.


9."Quem diria hein"-Sérgio Marques e Marquinhos escreveram uma música do tipo que todas as cantoras pentecostais estão cantando atualmente. Exemplos: Elaine de Jesus "Pode ser você", Cassiane "De uma forma diferente", então já deu para perceber o estilo da música!! A letra fala do reboliço que Deus faz na vida de um servo fiel. Estilo pentecostal de ser!

10."Xodó de Deus"-OH GLÓRIA.....olha o forrózinho de Jeová aí gente!!!....rsrs...Mais um hino do reteté fogo no pé!!!...Dessa vez essa é com uma letra cheia de história bíblicas, super linda!!....é tradicional...rs...sem mais falas!! A composição é das irmãs Andrades.

11."Ele é Deus"-Também é um estilo tradicional, mas não forrózinho, digo estilo Eliane silva. Uma letra simples de adoração a Deus. A composição é de Vinícius Marquezany.

12."É hoje, é agora"-Aqui está aquela que tem uma introdução e letra bem elaboradas. Sensacional, dá um Up no fim do CD. Ryldo lopes compôs uma bela canção. Realmente uma inspiração direta do céu. É para colocar em algum conjunto com vozes bem treinadas para louvar na igreja.

13."Adorai"-Uma música com um estilo bem divertido para fechar o CD. Dá até para colocar na igreja para as crinças cantarem, ou então, colocar em um culto de jovens para agitar os irmãos. A composição é de Vanilda Bordieri.

A *nota final para o CD é de 78 pontos
Não gostou? faça melhor, envie a sua resenha sobre o CD para gospelchannel@globomail.com
Para falar comigo entre em contato pelo provocadorgospel@r7.com
* De 0 à 100 pontos.

© The Most Gospel Company 2008-2010-All Rights Reserved Gospel Channel Corporation Entertainment Christian 2010

Comentários

Olá, concordo com você que todas as faixas são boas de se ouvir e que "Fenômeno de Glória" é uma das mais lindas ou a mais linda! Mas eu gostei da faixa "Ele está passando aqui", embora ela realmente seja repetitiva é interessante nela os arranjos. Concordo plenamente que o CD não seja Digipack, pois é horrível!!! A canção "Ele é DEus" também é uma regravação (cantada pelo Wilian Nascimento), mas como Eliane é única ficou melhor na voz dela. Eu só discordo dos arranjos de "Vai Ser Só Glória", eu achei que ficaram lindos. Mas valeu,muito bem feita as observações, parabéns!
Play-Back gospel disse…
olha a canção vai ser só Glória ficou bem melhor do qe na voz da dupa lá ..tem muito mais unção na voz da Eliane ..e o arranjo de dar inveja ..pq no da Gislayne e Milena nem dá pra se considerar arranjo, pq é muito Ruim ..e a canção ele está passando aki pode ter sido um pouco repetitiva mas nota se que o Melk não deixou ela monótona porque depois da ultima estrofe quando volta o refrão ..cada vez que o refrão repete ..as batidas são diferentes ..deixa um UP na canção ..cd perfeito o melhor cd do Ano
Barbsaraujo disse…
E a mao de Deus e minha favorita..
Quem diria hein tbm e demais
Amo Eliane silva!!!
Gloria Deus
Lucas de moraes disse…
No seu cd, aparece durante o encarte umas manchas azuis e rosa ou é tudo branco ???
E que capa especial é essa que o meu não veio ??

Mais vistas da semana