Provocador Gospel: Resenha do novo CD de Cassiane "Ao som dos louvores"


Cassiane sempre lançou CDs que marcaram as igrejas pelo país. Após se passar pouco mais de 1 ano do lançamento do CD "Viva", é possível entender a proposta que este CD quis passar aos fãs da cantora. Ano passado quando resolvi falar um pouco sobre o "Viva", dei a ele a nota mais baixa entre todas as resenhas já escrita. Mas atualmente, depois de tanto tempo, não somente eu, mas várias pessoas entenderam que o CD "Viva" não era um CD pentecostal, mas sim pop-pentecostal. A Divulgação dele por parte da gravadora Sony e daqueles que passavam as informações para a imprensa evangélica eram absolutamente erradas. Quando Jairinho disse que o público não entendeu a proposta do CD "Viva", era porque todas queriam ouvir hinos pentecostais como os anteriores "Faça diferença" e "Sementes da fé". "Viva" foi um CD que desapontou pelo fato de ter sido pop, estilo até então pouco explorado pela cantora.

Vou aqui aproveitar e explicar para aqueles que tem dúvida sobre a diferença da música pentecostal com a pop-pentecostal. A Música pop (abreviatura da palavra Popular) é um gênero musical que não apresenta um ritmo específico, mas um sistema de valores que envolve espetáculo no palco, moda visual e empatia entre o público juvenil. É um tipo de música que alcança um alto número de vendas e/ou execuções. A música pop tem como marca a apreciação por parte de todo tipo de público. Os artistas que se dedicam a compor canções no estilo pop têm como principal objetivo a sua audiência e o seu sucesso comercial, muitas vezes cantando em diversos gêneros musicais. Talvez por isso temos acompanhado um fracasso do meio pentecostal ao tentar gravar música ao estilo pop. O pop é bem aceito quando se trata de pop-adoração com cantoras que sempre mostraram um estilo de variedades na hora de gravar um CD, combinando com seu estilo em todos os aspectos de sua vida pessoas e sua carreira ministerial.

Pois bem, a música pentecostal sempre foi um estilo que não se pode adulterar de uma hora pra outra. Vamos aqui usar o CD "A cura" de Cassiane. Percebam os ritmos das canções "Promessas de Deus", "Deus contempla", "Contigo está" e "Sinfonia de louvor", sabe o que ambas tem em comum? A forma com que se canta!! Um louvor pentecostal se baseia em solo, refrão, refrão, solo, refrão, refrão e mais refrão. Com arranjos que se constituem basicamente ao acompanhamento de violões, bateria, violinos e instrumentos de sopro que se podem escutar nitidamente. Sem contar na famosa "reviravolta" ou "Clímax" da canção, quando em algum retorno ao refrão temos mudanças de tonalidades (notas) ou paradas de instrumentos. Algo que hoje em dia tem ficado muito pra trás. Com algumas cantoras pentecostais tentando ganhar destaque no meio pop, temos tido grandes "desaborrecimentos" e até mesmo queda nas vendas por causa da mudança do estilo pentecostal.


Esse ano Jairinho disse que traria Cassiane de volta a esse estilo mais pentecostal. E que percebemos realmente é que o pop ficou um pouco de lado (só um pouco!!) Quando um produtor como o Jairinho entende que é necessário mostrar algo novo mas sem se desligar da essência, temos uma grande obra produzida nos mais altos graus de qualidade que nossos ouvidos merecem.

Confesso que diferente do "Viva", esse CD me deu até arrepios em algumas canções. "Ao som dos louvores" é o CD que comemora 30 anos de carreira da cantora Cassiane. E pra quem acompanha esse ministério desde o começo é um grande presente. Alguns detalhes não podem passar desapercebidos. O primeiro deles é que Cassiane é uma das poucas cantoras pentecostais de nome reconhecido, que não perdeu seu jeitinho de ser, e continua mostrando porque é tão querida pelo público penteca. Outro detalhe é que desta vez todas as músicas do CD foram editadas pela Sony Music Entertainment (Brasil) e não pela Reuel Editora. Também é o terceiro trabalho pela Sony que é masterizado fora do país, desta vez o CD foi para o Sterling Sound, em Nova York-EUA.

O encarte do CD não tem nada de novo; veio recheado de fotos externas da cantora e apenas uma em Studio fotográfico. A divulgação do CD é que está preocupante, "Ao som dos louvores" está melhor que o CD "Viva" mas a publicidade em cima dele tá péssima. (Aí se não fosse os fãs divulgando pra todo lado!!). A distribuição dele também não está tão ágil, creio que em muitos lugares esse CD chegue apenas em novembro. Não é atoa que Downloads dele estão sendo feitos pra tudo que é canto na rede.

Cassiane disponibilizou um e-mail para composições, do jeito que a coisa estava caminhando era de se esperar um repertório bem eclético, mas não foi isso que vimos, o compositor Tony Ricardo assina 8 faixas do CD. Então pra que ficar pedindo músicas para tantos compositores?!! (kkk)


O Back vocal dessa vez mandaram bem no CD. Pra quem se lembra no CD "Viva" os Backs ficaram muito abafados; mas desta vez estão presentes de forma espetacular no CD inteiro. São eles: Kátia Santana, Josy Bonfum, Hedy Basbosa, Fael Magalhães, Jairo Bonfim, Marquinhos Mezeses, Lilian Azevedo e Joelma Bonfim. Outra coisa que sempre reparo em qualquer CD é o pessoal dos violinos, sempre pensei atenção nessa turma. Neste CD temos 9 músicos só com violinos...muito bom mesmo!

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!

1. "Gritai - Essa faixa foi a escolhida como single, mas nem chega perto de estar entre as mais tocadas nas rádios onde o CD chega. Por ter sido divulgada antes creio que foi a mais fácil de se enjoar. Uma faixa que conta com notas altíssimas por parte da cantora, e pra quem for cantar é melhor fazer aula de voz e treinar o tal do diagragma! Ainda bem que Cassiane tem uma fonoaudióloga bem pertinho pra cuidar de sua voz. Com composição de Jeann e Júnior a canção é baseada na batalha de Josué contra Jericó. Os arranjos misturam um pouco do pentecostal com o pop, sem deixar um se sobressair mais que o outro.


2. "Ao som dos louvores" - Durante todo o hino temos um louvor bem gostoso de se ouvir, ao estilo pentecostal que você leu logo acima, solo, refrão, solo, refrão e mais refrão. Esse CD inteiro tem altas notas musicais, se você for cantar sem ter noção do que é uma aula de canto, vai se dar bem mal! A composição é de Tony Ricardo.

3. "Descanso" - Essa faixa conseguiu me conquistar pelo fato de ter um impacto leve a cada nota; Os instrumentos de sopro demonstraram grande performance sem prejudicar os outros músicos. O ritmo vibrante da canção tem conquistado grandes elogios, afinal ter Cassiane de volta no estilo mais penteca é muito gratificante pra todos que cresceram ouvindo essa baixinha! (rs) Foi escrita por Gislaine e Mylena.

4. "A Glória do Senhor" - Gostei bastande dessa faixa. Creio que se ela tivesse sido cantada sem a tal "ponte" iria ter ficado melhor. Essas "pontes" são outras estrofes novas que as vezes são bem desnecessárias. A composição é de Tony Ricardo.

5. "Só o Senhor é Deus" - Cassiane sempre gravou estilos diferentes em seus CDs, essa faixa trás um estilo bem conhecido por parte dos admiradores do ministério da cantora. O compositor é Tony Ricardo. Se você quer saber qual é este estilo vai comprar o CD meu amigo!!!! (ops)

6. "Cristo ou Barrábas" - Sabe aquele arrepio gostoso que com certeza vem do céu? Pois bem, eu senti isso na hora que ouvi essa faixa. Falar do nosso Jesus é sempre algo bom, ainda mais quando se trata de sua ressurreição. Esse louvor tocou profundo no coração de muitos, esse é o estilo Cassiane que nós conhecemos. O Back Vocal merece todos os elogios por estarem SENSACIONAIS nessa canção. A composição é de Vânia Santos e Cassiane. Com certeza vai ter muitos grupos de jovens cantando este louvor. Os arranjos do maestro Jairinho Manhães ficaram perfeitos. O entrozamento de Cassiane com os instrumentos e back ficaram fenomenais.

7. "Amigo Espírito Santo" - Com composição de Tony Ricardo tem uma canção que também mexeu comigo. Afinal ouvir uma música que diz "Espírito Santo sabes quem sou, e mesmo assim se importas comigo"...irmãos é de fazer chorar! Realmente dá orgulho de ver Cassine cantando cheia da unção de Deus. Tudo nessa faixa ficou perfeitamente bem, se tiver crente que não goste dessa canção vai ser de preocupar, afinal cantar ao Espírito Santo é algo muito delicado, afinal, o Espírito Santo não perdoa. Então temos que ter cuidado ao nos redirecionarmos com ele. HINO MARAVILHOSO! É outro louvor pra mocidade!!

8. "24 horas" - Essa música tem sido uma das mais tocadas em muitos programas de rádio, e confesso que quando ouvi ela pela primeira vez na audição do CD no Reuel Studio, senti Deus falando comigo... Cada um tem um hino que fala direto não é mesmo?!! Nessa faixa dá para se ter noção do quanto o Back Vocal permaneceu firme durante todo o CD. Em nenhum momento ficaram abafados pela voz da cantora. A composição é de Tony Ricardo.

9. "Libera o milagre" - Uma canção que veio recheada de pop-pentecostal, pra quem gostou de Cassiane mais nesse estilo vai se sentir presenteado. A composição é de Tony Ricardo.

10. "Vem oh mestre" - Vai ter briga de grupos pra cantarem essa faixa na igreja (rs). Tony ricardo presenteou o público com uma faixa 100% pentecostal. Um hino que Fala do arrebatamento da igreja é sempre algo incrível que mexe com nosso coração e com nossa alma. Uma letra forte e cheia de ousadia de Deus. Lembra um pouco o hino "Abraço do noivo" do CD "Semente da fé". A "ponte" desse hino se encaixou perfeitamente. Um louvor digno de receber altos elogios.


11. "Receba de Deus" - Mas uma faixa para deixar o CD recheado de ritmos. Muito boa e diferente. Tem tantos ritmos que fica difícil dizer ao certo o que é!! (kkk). A composição é de Cassiane e Ezequias Lima.

12. "Não vos conformeis" - Com um estilo (quase) Black Music temos, talvez, a faixa que está com mais destaque do que todas as outras. Uma linda canção que vai parar, também, nos grupos de jovens! Para vocês terem uma idéia, essa música me lembrou um pouco do coral Kemuel. Uma faixa absurda em técnicas vocais. A composição é de Junior Maciel e Josias Teixeira.

13. "Rio de Deus" - De Gislaine e Mylena, uma canção um pouco cansativa. Também achei a letra dela não tão impactante, afinal, tem hinos com letras quase idênticas a essa. A "ponte" dessa canção ficou bastante boa e talvez seja o que salvou a composição por completa.

14. "Vou adorar" - Os grupos de jovens vão se sentir presenteados com esse CD. "Ao som dos louvores" veio com hinos mais pentecostais que pop. Essa canção também é recheada com técnicas vocais, e lembra um pouco da black music quando o back vocal entra com tudo um pouco antes do refrão. É mais uma composição de Tony Ricardo, e com essa fecha o CD.

A *nota final para o CD é de 90 pontos
Envie a sua resenha sobre o CD para gospelchannel@globomail.com
* De 0 à 100 pontos.

© 2008-2011 The Most Gospel Company | All Rights Reserved
Gospel Channel WEB Entertainment Christian 2011|@smkxd

Comentários

Anônimo disse…
A canção Vem Oh, Mestre número 10 do cd foi composta por Elaine Araujo e não Tony Ricardo.

Portanto Tony Ricardo compôs 7 canções para este cd e não 8.

Pelo twitter Mauricio Soares já adiantou que na próxima tiragem será feita a correção.

Agora só uma perguntinha: em quais rádios você ouviu a canção 24 horas?

Tenho escutado várias emissoras do Brasil inteiro pela net e elas só tocam Gritai
Anônimo disse…
É DE TONY RICARDO SIM...É SÓ VE O ENCARTE...OU ENTÃO ERRARAM NA HORA DE MONTAR O ENCARTE...
Anônimo disse…
Amigo a minha colocação não deixa dúvida: o Mauricio Soares disse em seu twitter que a própria Cassiane o alertou do erro.
A composição é de Elaine Araújo e não do Tony Ricardo.
Erros acontecem e infelizmente houve um erro ao imprimir o encarte.
Se você quiser pergunte ao Tony Ricardo que ele te responderá que a canção não é dele.
O endereço dele no twitter é: @TONYRICARDO.

Quando sair a segunda tiragem o erro será corrigido.
Anônimo disse…
A sony e as mancadas dela.... assim não dá né!!!!
Jonatas disse…
ai faz a resenha do cd de Renato Viana - Para Sempre o garoto manda muito bem!!!!
Arthur Araújo disse…
Até que em fim vocês se tocaram, né? Vocês colocaram lá embaixo o CD Viva, sinceramente foi um dos melhores de 2010. Eu me arrepiei sim, com alguns hinos do CD, foi o que mais me chamou atenção... Me arrepiei com as canções: De uma forma diferente, O Nazareno, Creia no milagre, A unção de Deus, Não vai faltar e Jesus Cristo vem... Olha a produção está excelente. É o melhor CD pop de 2010 e um dos melhores do ano de forma geral... Ao som dos louvores não está melhor não, está mais pentecostal isso sim... Cassiane sempre segue uma mesma linha em seus lançamentos, ela dá uma inovada ali outra lá, o que mais diferenciam os CDs são as produções. O Viva poderia sim ser um CD pentecostal dependia só do produtor. Se Jairinho tivesse investido mais no Back e nos instrumentos estaria um CD totalmente pentecostal! Ao som dos louvores está lindo, Cassiane passa uma unção e uma autoridade que é de arrepiar. " Com o Viva ela mostrou que ela pode cantar o que quiser, qualquer estilo..." Achei boa a resenha nota merecida! s colocaram lá embaixo o CD Viva, sinceramente foi um dos melhores de 2010. Eu me arrepiei sim, com alguns hinos do CD, foi o que mais me chamou atenção... Me arrepiei com as canções: De uma forma diferente, O Nazareno, Creia no milagre, A unção de Deus, Não vai faltar e Jesus Cristo vem... Olha a produção está excelente. É o melhor CD pop de 2010 e um dos melhores do ano de forma geral... Ao som dos louvores não está melhor não, está mais pentecostal isso sim... Cassiane sempre segue uma mesma linha em seus lançamentos, ela dá uma inovada ali outra lá, o que mais diferenciam os CDs são as produções. O Viva poderia sim ser um CD pentecostal dependia só do produtor. Se Jairinho tivesse investido mais no Back e nos instrumentos estaria um CD totalmente pentecostal! Ao som dos louvores está lindo, Cassiane passa uma unção e uma autoridade que é de arrepiar. " Com o Viva ela mostrou que ela pode cantar o que quiser, qualquer estilo..." Achei boa a resenha nota merecida!
Anônimo disse…
eu gostei muito do cd sinceramente. Me impressionei muito com o vocal! Mto tremendo. Vcs acham que o cd Ao som dos louvores superou o cd Faça diferenca? Para mim eu acho que sim superou os tres ultimos delas. O que eu gostei mto nesse cd foi os intrumentos modernos misturados com os aranjos basicos do pentecostal basico
Anônimo disse…
eu gostei pq tem uma mistura do estilo do cd faça diferença (pop-pentecostal) com os outros estilos como por exemplo cd a cura (pentecostal classico)
Ferraz disse…
"Se você quer saber qual é este estilo vai comprar o CD meu amigo!!!! (ops)" ou vai baixar no 4shared (rsrsrsr)
Concordo com o "Arthur Araújo" ao dizer q o Cd VIVA está muito bom.
24 horas???? THE BEST!!
Anônimo disse…
Se for depender dos fãs da Cassiane de 13 a 18 anos esse cd ta o melhor do ano e não ta. Infelismente ela se tornou mais uma que só grava cd pra ganhar dinheiro.
Melhor que o Faça Diferença? Vão lavar esses ouvidos direito ou melhor pega aqueles discos antigos e escuta pra ver o que é hino de verdade.
Esse cd é uó como de outras cantoras de sucesso de hj, de hinos longos de 5 a 6 minutos de pura chatice e repetição e letras sem conteudo. Mais claro é Cassiane todo mundo põe ela num pedestal.
Muito cantores que tão começando agora tem cd's 10x melhores do que esse, até Amanda Ferrari fez um cd melhor.
Mais claro essa juventude de hj só vai saber disso quando sair da mesmisse e ver que ha tantos por ai com o mesmo talento que ela tem.
Anônimo disse…
Bem ,na verdade a Cassiane quis inovar ,legal ,muitos gostaram do seu pop,mas eu ainda fico com seu estilo de muiiitos anos atras,time que ta ganhando nao mexe,com certeza o cd ta bonitinho ,mas não vejo nenhuma musica impactante,foi tao anunciado a volta pentecostal,onde?Mas sucesso pra ela e abraços pra todos!!
Anônimo disse…
Bem ,na verdade a Cassiane quis inovar ,legal ,muitos gostaram do seu pop,mas eu ainda fico com seu estilo de muiiitos anos atras,time que ta ganhando nao mexe,com certeza o cd ta bonitinho ,mas não vejo nenhuma musica impactante,foi tao anunciado a volta pentecostal,onde?Mas sucesso pra ela e abraços pra todos!!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
meu amor gospel channel, voce removeu minha postagem, só porquê eu disse que sua resenha é ridícula

o anonimo aqui, não vai desistir
Anônimo disse…
vê se vcs fazem as resenhas dos outros cds Rose Nascimento lançou um CD maravilhoso, Bruna Karla, Léa Mendonça, Aline Barros e Cia,Fernanda Brum Diante do Trono e etc.
Anônimo disse…
Os hinos antigos como Sem Palavras enfim todos os antigos soa pura uncoa , agora o foco mudou so grana.
mundo gospel disse…
uffa até que fim deu p entender o q ta acontencendo c os cds da cassiane,eu cresci cantando os hinos dela aprendi com os louvores dela,mas ultimamente a qualidade esta caindo,eu ouvia o cd dela o dia todo ao ponto de irritar meu irmão.tenho varios play back dela(antigo)original,o eu sementes da fe estragou comprei outro,mas agora ta estranho,e com isso eu to qse sem hino p cantar na igreja kkk pelo amor de deus volte ser o que era eu ñ aguento mais.
Farofa Gospel disse…
Credo! Esse CD é o Ó!
Anônimo disse…
Sem Palavras ..............
CD é ótimo
Ao som dos louvores é a melhor de todas.
Anônimo disse…
Sinceramente não achei graça nesse cd e de pentecostal não tem nadinha...o VIVA pode-se dizer que foi melhor...Sinto saudades do álbuns mais antigos...ainda não comprei o cd e confesso que ainda não me deu vontade...os da Shirley Carvalhaes nem preciso ouvir para comprar, é cada um melhor que o outro... Cassiane,por favor,volte as raízes...
carlos disse…
O VIVA EH UM EXCELENTE CD, GOSTEI MUITO, OS HINOS SÃO CHEIOS DA UNÇÃO, ASSIM COMO AO SOM DOS LOUVORES...
ESSAS SUAS RESENHAS AE NAUM TEM NADA HAVER TIO, NOS CDS, O KI IMPORTA EH O ESTILO OU A SUA MENSAGEM LEVADA AOS CORAÇÕES AFLITOS A PALAVRA DE DEUS???
CASSIANE EH MUITO USADA POR DEUS, O KI IMPORTA A ELA EH O COMPROMISSO COM O PAI E NAUM AS VENDAGENS DOS CDS...
two disse…
CD BOM É O "RECOMPENSA, A CURA, FAÇA DIFERENÇA!!! ESSE NEM CHEGA AOS PES! SEMFALAR NESSE COMPOSITOR O TONY RICARDO, UMA HORA ELE QUER IMITAR O ELIZEU GOMES, DEPOIS QUER SER O ANDERSON FREIRE!! FAÇA O FAVOR SUAS MUSICAS SÃO MUTIO FRAQUINHAS! TA ESTRAGANDO TUDO! ACHA QUE TA ARRASANDO, VAI APRENDER ELABORA UMA MUSICA DIREITO
Anônimo disse…
Muito sem graça esse cd!Não comprei,vou esperar o proximo!!
Anônimo disse…
Nuncaaaa que esse cd vale 9,mas creio que o proximo que ela fizer vai fazer bem feito,espero!!
Anônimo disse…
Só gostei de 5 músicas esse cd tá chatooooooooo
Anônimo disse…
Não vier nada de bom ! nota ( 0,0 )
Anônimo disse…
gostei muito + do viva ja ao som dos louvores kkk so das seguintes musicas gritai e 24 horas o resto e o...
Anônimo disse…
o cd ta lindo mas uma linda obra de cassiane !
Anônimo disse…
So ouvi esse cd uma vez,não gostei!!

Mais vistas da semana