O que está acontecendo com Jairinho Manhães?


Produtor gospel requisitado, arranjos musicais para as estrelas da música evangélica, discos espetaculares.

Se não fosse pelo título acima, ao que diz as primeiras linhas pensaríamos que se trata de Melquisedeque Carvalhêdo (Melk), se bem que o atual momento essas palavras caem muito bem para ele, mas estamos falando de Jairo Manhães que, até o ano de 2007, todos queriam que seus CDs fossem produzidos por ele, mas querido leitor, você sabe que atualmente a realidade não é a mesma.

O que terá acontecido ao referido produtor, de arranjos cinematográficos (cd A Cura, 2003), de um pentecostal envolvente (cd Presença, Lauriete, 2002), ou de um pentecostal com leve pegada pop (cd Peróla, 2004)? Essa resposta não posso te dar, mas como um admirador das produções da década passada de deixar orelhas perplexas e queixos caídos de tamanho requinte musical, pretendo expor uma visão do que queremos esperar de Jairinho no futuro, do que ouvimos no passado e o que temos no presente.

Vamos analisar o que temos do decênio passado (2000-2010). Nada melhor do que representar esta crítica que os trabalhos criados para as “divas” da música “penteca”: Lauriete e Elaine de Jesus e Cassiane, além de outras.

Lauriete: dona de uma das mais potentes vozes, e ungidas, da música gospel, tinha lançado um cd em 1999, Palavras,que mudaria ao lado de Com muito louvor e Muito Especial, os conceitos de produzir em termos de arranjos e composições o cenário da música pentecostal, estes cds foram produzidos por Jairinho Manhães. Mas como falamos dos anos 2000 vamos começar pelo cd O Segredo é Louvar, lançado em 2001, confesso que este cd é um dos meus xodós, não só pelo repertório (digno, envolvente e ungido) mas como a produção musical, quem não se lembra de Varão de Fogo, um dos melhores hinos pra se cantar numa manhã pentecostal, ou de Somente Cante, arranjo simples, mas que arrepia.

Depois veio o cd Presença, mais um dos meus xodós, fico até hoje surpreso com a introdução de Toca nas Águas, o que dizer da música Resgate, pra mim a melhor do cd, com aquele solo de violinos a partir dos 2min36s, esplêndido.

Cd Milagre, meio emblemático, logo após veio Deus, com o super-hit, Dias de Elias, mas não reparem pra qualidade do repertório, sem contestar, mas sim para a produção musical, notem que ao primeiro momento o som parece meio abafado mas a qualidade é excelente, quando você coloca no volume máximo dá pra ouvir os sons dos instrumentos bem nítidos, e arranjos no estilo A Cura, e uma pegada meio jazz na música Ninguém te Condena. Best.

Posteriormente veio o cd Ensina-me de arranjos e pegada mais simples e a última produção musical de Jairo em um cd da diva foi em 2008 na metadinha com Melk em Fé, disco gostoso de ouvir.

Depois, perdura-se um hiato de produções nos cds de Lauriete com Jairinho, não só de Lauriete, mas de todo o cast da Praise Records.

Jairinho soube dosar muito bem qualidade técnica em arranjos com a produção vocal da cantora.

Elaine de Jesus: a carinhosamente chamada de “Barbie penteca”, sempre nos deu a honra de nos presentear com discos de perder o fôlego, isso não cai ao cd Transparência, produzidos nos mais altos graus de excelência tanto em repertório como em produção musical. E o responsável pelo up da artista no cenário gospel foi simplesmente Jairinho Manhães a partir do cd Muito Especial, que junto de Com Muito Louvor e Palavras, formaram a trinca dos discos responsáveis por reorganizar a lista de cantoras referência nas igrejas de todo o país.

1999 veio muito especial, com letras profundas, quem nãos se lembra de “Abra o Coração” e “Na unção de Deus”?, mas pra mim as melhores são os forrozinhos “Isto é Deus” e “Ciladas”. O disco se tornou cult.

2001 Elaine lançou o cd Até o Fim, destaque para as canções de Elizeu Gomes e as introduções de Jairinho.

Eis que chega 2004 e junto com ele o disco referência ao lado de A Cura, Elaine presenteia o público pentecostal com Pérola, mais de 600.000 cópias vendidas, composições singles e produção musical requintada, digna de referência, explosiva. Especial, ou melhor celestial, pode-se dizer desse cd.

Permeia-se um hiato de mais de sete anos sem o toque de Jairinho nos discos de Elaine, até que em 2011 Elaine anunciou a volta do maestro na produção de seu disco Escolhido, mas ao que tudo indica essa notícia foi frustrada pois quem irá assumir os comandos serão Anderson e Adelso Freire.

Cassiane: sem dúvida nenhuma alguns dos mais lindos arranjos de música gospel da história foram produzidos por ele para sua mulher. Não há como passar despercebido o cd A Cura e Sementes da Fé, excelentes. Sinto falta de Cassiane cantar hinos como Lugar cheio de glória, do cd Sementes da Fé. Na atualidade, venho acompanhado um novo momento de Jairinho nas produções. Ficou meio que evidente que ele quis revistar seus arranjos quando produziu o cd Minha Fé, de Lília Paz.

Logo após vieram o pop-rock-pentecostal Viva, o da dupla O amor está no ar (particularmente o melhor depois da retomada), Ao Som dos Louvores e o de Danille, Acreditar. Percebo que ele vem querendo usar arranjos mais simples, mais básicos, no princípio estranhei a sonoridade de Ao Som dos Louvores e mais ainda o de Acreditar, então creio eu que ele está produzindo no estilo “Soft Clean”, um cd sofisticado mas sem uma mão pesada em torno dos instrumento.

Mas o que estará passando em Jairinho? Sabemos que ele é um homem de Deus, ungido e usado, mas que notoriamente em 2011 ele nos presenteou com obras regulares sem aquele up magistral que tinha antigamente.

Veio o cd dos 100 ANOS DE MOVIMENTO PENTECOSTAL, que me trouxe a expectativa de dizer que ele voltou com tudo, isso veio ao se concretizar o cd da dupla O amor está no ar, mas no fim me deixou com receio, afinal Ao Som dos Louvores, disco mais recente de Cassiane, está bem produzido, mas está simples, o único arranjo que eu considero de Jairinho é apenas da música 24 horas, o disco veio sem aquela pegada fenomenal de deixar queixos caídos o mesmo se pode dizer do cd Acreditar de Danielle Cristina.

Penso que a culpa não é somente do produtor, mas sim também da escolha do repertório por conta das cantoras.

Jairinho tem nosso respeito sempre, mas precisa urgentemente fazer uma visita aos discos que produziu no passado e nos presentear com uma nova produção de tirar o fôlego, volte a primeira essência Jairo e presenteie o público com um cd vibrante.

Por Tarcio Oliveira
Gospel Channel Brasil
gospelchannel@globomail.com

Comentários

Anônimo disse…
Ter opinião formada não é bem aceito hoje em dia! Prepare-se
Anônimo disse…
Para mim ainda é o melhor produtor da música gospel pentecostal
O que falta é um bom repertório
E por isso tem que escolher bem
Dicas: Anderson Freire, Agailton Silva, Rick e Renan, Tony Ricardo, Vanilda Bordiere enfim com esse time todo CD fica Maravilhoso.
Anônimo disse…
que bobo.
Anônimo disse…
O Jairinho acabou de despejar uma Pérola no twitter( 28/01/12) dizendo que criticas são feitas por expectadores que estão em baixo. Ou seja, que pra ele não são porcaria nenhuma.
Taí a verdadeira face daquele que se diz homem de Deus. Quando recebe elogios ele é um pastor. Nas criticas é um cavalo. Só sabe dar coice.
Anônimo disse…
Acorda Jairinho,,, O Melk está VIVO!Acorda Cassiane,,, a belezinha do pentencostal está mais Viva do q nunca!
Jonathasilvva disse…
O que emos Que Fazer é Orar Por eles Pra eles Voltarem A Primeira Essencia!
tiago_mello disse…
PALAVRAS DE JAIRINHO MANHÃES, no Twitter:

@Jairinhomanhaes
"CRÍTICOS SÃO ESPECTADORES QUE ESTÃO EM BAIXO mas nunca PARTICIPANTES do SUCESSO!"

Obs: Nessas poucas palavras, pode está a explicação de tudo! Fica a diga: (Senhor,Quebra o meu Orgulho...)
Anônimo disse…
A crítica não é destrutiva, é apenas construtiva, do que queremos ver.
Pra mim Jairinho ainda continua TOP.
Anônimo disse…
PARA MIM ELE NAO MUDOU NADA E O TEMPO DEUS NA VIDA DELE
Anônimo disse…
pra continua sendo o melhor... 24 horas diz tudo
Anônimo disse…
Humildade é reconhecer onde esta errando,ai Deus vem e levanta!!
Anônimo disse…
GOSTEI ACORA JAIRINHO O MEL ESTA VIVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ANTES ADMIRAVA O JAIRINHO MAIS DEPOIS QUE CONHECIR AS PRODUÇÕES DO MELK MENINO MIM APAIXONEI SRSRRS BEM SE O JAIRINHO PRODUZIR UM CD PENTECOSTAL CREIOP EU QUE ELE VAI SABER PRODUZIR, MAS OS REPERTORIOS QUE CHEGA A LE MEU DEUS Ñ GENTE! EU TO COM MEDO DESSE NOVO CD DA ELAINE SERÁ QUE TA PENTECOSTAL MESMO??? FIQUEI SABENDO DE GENTE GRANDE LÁ DO MEIO DELES, QUE O REPERTORIO DA ELAINE NÃO TA BOM !
Anônimo disse…
O CD DA ELAINE NÃO SERÁ PRODUZIDO PELO JAIRINHO E SIM PELO ADELSON FREIRE E RONNY BARBOZA. A PRÓPRIA CANTORA CONFIRMOU NO TWITTER.
TALVEZ SEJA POR ISSO QUE O JAIRINHO ANDE TÃO NERVOSO. CONVENHAMOS TIRANDO A CASSIANE, E ELA NÃO CONTA POR SER ESPOSA DELE, ELE NÃO TEM PRODUZIDO NENHUM NOME DE PESO.
Anônimo disse…
Ele caiu muito mesmo, ele que não quer receber as criticas e param com essa hipocrisia de vão orar por ele, de que adiantar se ele mesmo não se da conta do que está fazendo e "voltar ao 1º amor" fazer arranjos lindos como antigamente?
Anônimo disse…
Pre mim jairinho ta diferente mais não ruim sempre admirei e admiro o jairinho, mais gente o cd "A cura" eu acho que jairinho foi arrebatado e pediu umas dicas a Deus , o cd é mais que magnifico o back é de estrondar =D faça a diferença é magnifico nos arranjos também, o viva so a musica sou um milagre de Deus, fala pelo cd inteiro, o amor esta no ar, jairinho arrebentou o melhor da dupla concerteza, ao som dos louvors tá otimo magnifico escuto todo dia, agora o da dani tá mais ou menos intimidade como rit os arranjos estão fraco mais pra mim so essa mesmo as outras estão otimas, bom pra mim ele não mudo tanto não mais que antes ele era magnifico era #FATO.
Anônimo disse…
Pre mim jairinho ta diferente mais não ruim sempre admirei e admiro o jairinho, mais gente o cd "A cura" eu acho que jairinho foi arrebatado e pediu umas dicas a Deus , o cd é mais que magnifico o back é de estrondar =D faça a diferença é magnifico nos arranjos também, o viva so a musica sou um milagre de Deus, fala pelo cd inteiro, o amor esta no ar, jairinho arrebentou o melhor da dupla concerteza, ao som dos louvors tá otimo magnifico escuto todo dia, agora o da dani tá mais ou menos intimidade como rit os arranjos estão fraco mais pra mim so essa mesmo as outras estão otimas, bom pra mim ele não mudo tanto não mais que antes ele era magnifico era #FATO.
Anônimo disse…
Sem sobra de duvida! Melk o melhor!!! pega o Cd da Vanilda- A pesca e o da Daniele cristina... sem sobra de duvida Daniele fa a agente dormir, isso quando a gente consegue escutar ate o fim... não vamos negar que os cds da Vanilda tb já foram bem melhor, mais na boa Melk SEMPRE tem carta na manga, queria eu que ele produzisse a Shirley na sony music... Deus queira que não seja o jairino!!!! meus o que esta para ser fenomenal vai se tornar....rsrsr vcs sabem né!
Anônimo disse…
Eu também fico PREOCUPADO com o FUTURO de SHIRLEY CARAVALHÃES, AGORA na Sony...Deus a proteja com o MANTO FORTE!!!
Anônimo disse…
ainda ele é meu produtor favorito o unico cd que ele não produziu bem foi o da Danielle Cristina mas já passou o tempo dele a bola da vez agora é o melk fazer o que né? cada tem seu momento daqui uns dias o momento do melk também vai passar assim como passou o do Jairinho
Anônimo disse…
Todos têm o seu momento de glória e o tempo de luzes apagadas. Talvez o Jairinho não esteja em seu melhor momento como produtor pentecostal. Fazer o que? Paciência. Dias melhores VIRÃO. Eu CREIO
mk braid disse…
ACHO QUE TECER COMENTÁRIOS SOBRE A CAPACIDADE DO JAIRINHO É BALELA E ENCHER LINGUIÇA, ELE É UM EXCELENTE MUSICO, E PRODUTOR. NÃO TEM COMO QUESTIONAR ISSO AO SOM DOS LOUVORES ESTÁ ESPETACULAR CANÇÕES LINDAS, ARRANJOS MAGNIFICOS ACHO QUE ESTÃO SE VENDENDO PARA FALAR MAL DE TUDO QUE ENVOLVE CASSIANE E ISSO CONCERTEZA TEM UM DEDO DA MK POIS NINGUÉM ESTRANHOU A FALTA DE CASSIANE NO SHOW PROMESSAS NA GLOBO? E ESSES COMENTÁRIOS MALDOSOS SOBRE O MINISTÉRIO DE CASSIANE QUE A RÓPRIA YELISE JÁ FALOU QUE AS GRAVADORAS SECULARES ACABAM COM OS ARTISTAS GOSEL. OU SEJA VAMOS ABRIR O OLHO POR QUE AS COISAS DE DEUS NÃO SE BRINCA RESPEITEM OS UNGIDOS DELE POIS VOCÊS ESTÃO BRINCADO COM QUEM TEM TODO PODER.
Ezequias Porto disse…
Queria de novo ver um cd da Cassiane taum bom quanto o com muito louvor, os ultimos eu naum consegui colocar pra tocar em minha rodina...
Ezequias Porto disse…
Mais que a Dupla Cassiane e Jairinho apavoram isso naum se questiona...Saum ungidos do Senhor...
Anônimo disse…
Meu Deus o que é isso ,isso não existe,não tem melhor e nem pior,cada um tem tem seu dom,o problema é o modismo,vão produzir com Jairinho por que todo mundo esta lá,vou com Melk por que ele é o novo cara da moda agora,é iqual sapato que entra e sai de moda,Jairo é sim o melhor arranjador da musica pentecostal sem duvida,melk é bom mas pra musica serteneja mistura com penteca,cada um com seu cada um gente,na obra de Deus isso não existemo negócio é, o péssimo repertório que elas vem apresentando ao público,EX; Vanilda Bordiere:vamos combinar,não tem muita técnica vocal,é uma voz fraca em relação às outras cantoras,desafina em alguns momentos,mas sabe montar repertório e todo mundo canta suas canções,até agora né ...;Damares,vamos combinar,a voz dela é esquisita e ao vivo ela desafina muiiiiiito,mas até agora soube fazer um excêlente repertório,então parem com essa palhaçada de querer culpar alguém pelo mal desempeho de suas cantoras favoritas,altos e baixos todos tem,porque ninguém fala da voz de taquara rachada da Marina de Oliveira e da bagunça que é os seus arranjos,mas tem quem gosta,pronto,estou falando,isto esta virando perseguição,e o dono desse blog esta adorando o IBOB.
Anônimo disse…
Gostaria que ele produzisse um cd com arranjos
do A Cura, aquele cd é lindo de se ouvir.
concordooooooooooooo o jairinho mudou e muitooooooooooooo se ñ fosse issooooooooooooo ele ainda estaria com todas as divas........ kkkkkkkkkkkkkkkkk podem falar o q quizer ele ñ mas como antes agora o melk sem palavras......................
Anônimo disse…
GENTE,ACORDA VAMOS ADORAR A DEUS ESSE DEVE SER OBJETIVO DO CRISTÃO,DEVEMOS ORAR POR ELES E ESSA DE COMPARAR TA PARECENDO COISA DE ADOLESCENTE.OBS,SE A CASSIANE TA EM ALTO OU NÃO ISSO EU NÃO QUERO SABER.MAS CONVENHAMOS,A MULHER SABE ADORAR NÉ,AI MEU DEUS COMO ELA É INSTRUMENTO,ELA ADORA DE VERDADE.
Anônimo disse…
Achoq ue cada um tem seu tempo, e o Jairinho ainda possiui sua originalidade de estilos, mas acho que o gosto de musicas que mudou. Tipo hoje a moda é: Hinos estilo Aline Barros ou Musicas com temas e estilos repetidos: " Agora é so vitoria, agora é so vitoria, agora é so vitoria" Ja o jairinho continua com seus arranjos prova disso é que o CD Ao som dos Louvores esta estilo recompensa e nem por isso fez um grannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnde sucesso.
Anônimo disse…
Eu quero é o cd Tempo de Excelência da Cassiane (o cd guardado pela "santa" MK). Uma música apenas, "Rei da Glória", mostra que Jairinho sabe a receita certa para tornar os arranjos fantásticos. Talvez ele queira ter inovar um pouco, como fez em "Viva", já que o mercado pede tanto por mudanças. Eu espero que ele volte às bases pentecostais que deram sucesso tanto à ele quanto à Cassiane, abusar daqueles backs de " A cura", que tanto nos arrepiam. Agora, se ele não importa tanto com a crítica, deveria ler e preocupar com estes comentários, pois quem compra os cds somos nós e sabemos que ele tem um potencial muito grande pra apresentar trabalhos melhores do que os recentes.

Mais vistas da semana