Quanto um cantor deve cobrar para ir cantar em uma igreja?


Um fato que ocorreu está semana no interior paulista chamou minha atenção e levantou a seguinte pergunta: Quanto um cantor deve cobrar para ir cantar em uma igreja??

Primeiramente vamos deixar claro uma situação que ocorre em todo o Brasil. Quando um cantor(a) secular famoso(a) faz shows em comemoração ao aniversário da cidade, em eventos, festas particulares, etc, é cobrado valores altíssimos de 250 à 400 mil reais, esse valor é pago (ou compensado) seja graças a venda de ingressos ou pela própria identidade. Agora percebemos que sempre há no meio desses shows um dia reservado para o público evangélico, ou seja, de show gospel, pois bem, os cantores de música cristã também cobram um valor BEM significativo. Pois bem, na minha opinião eles estão certíssimos nesse caso, afinal, o valor cobrado não chega a ser alto como dos outros estilos musicais, e afinal cantores evangélicos também são profissionais da música e sobrevivem através desse meio.

Agora um outro caso é quando o cantor vai cantar na igreja. Vou comentar agora o que aconteceu está semana que se passou. Não vou citar o nome das cidades envolvidas e o nome dos cantores, que também são compositores. O negócio é que alguns anos atrás essa dupla de compositores foram da cidade A para a B e cobraram um pequeno valor simbólico, talvez do combustível do carro, participaram uma noite do congresso e foram embora... Beleza!! Essa semana eles foram convidados para voltarem a mesma cidade, na mesma igreja e aconteceu que o valor cobrado passou de 3.500 reais mais a diária do hotel. O pequeno detalhe é que a dupla de compositores teve uma de suas música ANO PASSADO gravada por uma cantora famossérrima no meio pentecostal e aparentemente o sucesso subiu a cabeça de veeeezzzz!!

Tem cantor que pensa que pode subestimar a inteligência do povo de Deus. Música na igreja tá virando negócio lucrativo também!! Pra quem não sabe, muitas cantoras fazem acordos quando se trata de ir louvar na igreja. Como não citei nomes nessa matéria vou continuar seguindo desse mesmo jeito. Uma cantora pentecostal bem conhecida do público certa vez foi convidada para louvar em uma igreja e disse que enviaria seu material (cerca de 300 CDs) e assim só iria cobrar o valor dos CDs pela viagem de ida e volta. (Cada CD custou 15 reais). Este pareceu um acordo justo. Agora teve também uma outra cantora que disse que enviaria seus materiais e ainda por cima iria querer 1.500 reais!!

Hoje vemos também que muitas cantoras nem cantam mais em igrejas, só vivem fazendo shows, até porque é muito mais rentável! Se a música gospel continuar nesse ritmo de avanço e reconhecimento, vamos ter QUALQUER cantor gravando música gospel sem saber o real motivo do estilo músical mais rentável para as gravadoras atualmente! Ainda bem que ainda tem cantoras que se tornaram reconhecidas mas mantém a humildade! (poucas mas ainda tem)

Também tem cantor que não cobra para ir louvar em outras cidades, apenas se preocupa com um lugar para ficar. Esse assunto sempre levante um debate sobre um valor justo. E creio que essa resposta não vai ser fácil de encontrar!


As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da coluna que necessariamente não condizem com a equipe completa da The Most Gospel Company. Crie sua coluna no Gospel Channel, fale sobre o que quiser, nos mostre suas idéias. Entre em contato: gospelchannel@globomail.com

Comentários

Anônimo disse…
Vamos falar a verdade...tem muita cantora que tá se achando muitooooo!!!! E CDs novos não tão mais akelas coisassss
WELLINGTHON MAYCKON disse…
Uma materia EXCELENTE os valores são tão alto que prefiro que uma conponente da igreja louve, gente A PALAVRA DE DEUS não é comercio, as pessoas estão esquecendo-se do mandamento do senhor o famosos IDE DE JESUS, e coloca mil e umas desculpas para cobrar até 9.0000 reais para louvar só 1 dia... Fora passagem de avião para 2 pessoas e se não for de TAM não vai,fora alimentação e hopedagem.... OBS: Em hotel, se possivel de primeira... Eu tenho nomes e valarores de cantores e me imprecionei QUE VALORES...
Anônimo disse…
Isso é um absurdo irmãos... Sempre agendo cantores para louvarem no Estado do Pará, vcs precisam ver o absurdo que elas combram para cantar aqui no estado... SÓ A GRAÇA!!! rsrs
Thiago Scorza disse…
Certa vez o Pastor do meu ministério pediu para que o lider de jovens entrasse em contato com uma certa cantora que na época estava "bombando" para que viesse louvar em nosso congresso, pois bem. Ela cobrou 10.000 reais mais as passagens de avião, mais hotel a escolha dela mais cds para vender na noite de ministração. O Pastor contratou a abençoada, o congresso foi uma benção, agora eu pergunto, isso é justo???? Quanto as passagens de avião, afinal a cantora morava longe de São Paulo, o hotel e os cds é até aceitavel, mas 10.000 pra louvar uma unica noite? Absurdo maior foi o Pastor ter aceitado e pago. Esse é o mandamento? Depois quando os seculares dizem que igreja é comécio nós ainda nos sentimos ofendidos. E eles estão mentindo? Pense bem....
Djan Moreno disse…
Como o blog foi generoso com os valores! Vou postar ainda essa semana uma matéria sobre uma pesquisa completa com os valores de cerca de 30 "ídolos" gospel que fiz no último mes no djanmoreno.com COnfiram!
Anônimo disse…
Essa dupla por caso é Daniel e Samuel? Acho que é a única dupla de compositor e cantor + conhecidos e tb já tiveram canções gravadas por cantoras pentencostais é foi sucessão!
Anônimo disse…
Acho que essa dupla é Daniel e Samuel, pois Elaine de Jesus gravou a canção Pérola e fez muito sucesso. Sei não ein...
Marllon Alves disse…
Há uma parte da bíblia que diz que aquele que vive da obra deve obter apenas o que for necessário a sua sobrevivência e a sobrevivência de sua família. Isso é algo que deve ser feito sem avareza ou coisas do tipo, mas não é bem isso o que estamos vendo nos dias atuais.
Anônimo disse…
A Dupla é Rayssa e Ravel...Damares gravou CONSOLADOr no cd diamante.hehehe
Anônimo disse…
muitos famosos cobram horrores,milagre que é bom nada!!
HIGOR DE MOURA LIMA disse…
PARABÉNS PELA MATÉRIA GOSTEI MUITO... MUITO INTERESSANTE TAMBÉM!
Anônimo disse…
Para ir cantar nas igrejas não deveriam cobrar nada, apenas o combustível do automovel.
E para fazer shows devem cobrar mas não absurdamente.
Thiago Scorza disse…
Não pode ter sido Daniel e Samuel pois a matéria diz que a cantora famosa gravou seu hino no ano passado e o pérola ja tem mais de 5 anos. Rayssa e Ravel também não pode ser porque Consolador que Damares gravou é de composição de Anderson Freire e não de Rayssa e Ravel que também gravaram está linda canção. Alguém mais dá algum palpite???rsrsrsrsrsrsrsrs
Anônimo disse…
dupla Jean e Junior,a Cassiane gravou a musica deles Gritai.
Anônimo disse…
Deve ser Jean E Junior que tiveram a canção 'Gritai' gravada por Cassiane. E a canção ainda foi escolhida como carro chefe do CD.

Vai entender!!!

"Não use o dom que Deus te deu pra se promover... Deus não precisa de artista" - Quero Almas (Ariely Bonatti)
Anônimo disse…
No MSN eles falam que é!! E não foi Jean e Junior...
Anônimo disse…
E desde de quando "Gritai" de Cassiane foi Sucesso??? Nunca no Brasil!
Anônimo disse…
Temos que começar a pensar nos músicos cristãos pois eles além de missionários também são profissionais e trabalhadores e,se possível gente também, com necessidades e contas para pagar.Vamos parar com hipocrisia e reconhecer a profissão de músico neste país!
Anônimo disse…
acesse djanmoreno.com e leia mais sobre esse assunto
Anônimo disse…
Pois é...Falou tudo...Esquecem que a única estrela é Jesus Cristo...e o que há de mais importante não é a sua linda e famosa música...e sim a salvação de almas....!
Anônimo disse…
Para mim a dupla citada foi a Gislaine e Milena, que são as autoras de eternamente adorador da Lauriete!
Anônimo disse…
Lametavél tem muitas pessoas usando a palavra de Deus para ganhar dinheiro e fama!!!
Anônimo disse…
Ou foi os Galileus que escreveram para Damares, apesar do CD Diamante ser de 2010
Anônimo disse…
Pensei que a Dupla era Jean e Junior pq a Cassiane gravou "Gritai" que é composição deles!!!
Anônimo disse…
"o Obreiro é digno do seu salario..." descordo de balores tão altos. Penso que tais instrumentos, chamados para louvar deveriam contribuir voluntariamente para o bom andamento dos trabalhos, afim de que O Nome Do Senhor, Deus Dos Exercitos seja louvado... Opinião de um pequeno servo de Deus. hudsonmais@yahoo.com.br
Anônimo disse…
Acredito que ao invés de criticar os valores, ou como deveriam agir, ou quanto deveriam cobrar, Devriam dar idéias, neste mundo tudo tem custo, Servimos um deus Vivo dono da prata e do ouro, servir a ele, comeremos do melhor, Com certeza já pagamos mais de 50 reais em um ingresso de em coisas do mundo, ou cantores mundanos, Concordo com os valores Sim, Se preparar, investir, e viver pra um ministério gera custos muito altos, pena que muitos criticam, e com certeza não ajudam nem um pouco, e não colaboram com estes eventos.
Anônimo disse…
VAMOS PARAR DE HIPOCRISIA E RECEBER A PROFISSÃO DE MÚSICO NESSE PAÍS [2]
MÚSICO É UMA PROFISSÃO COMO QUALQUER OUTRA, E NINGUÉM TRABALHA DE GRAÇA. ELES ESTUDARAM TAMBÉM PRA ESTAR ONDE ESTÃO. O PROBLEMA É QUE NINGUÉM DA VALOR A PROFISSÃO.
AGORA NÃO CONCORDO COM LUCROS ABUSIVOS.
JUNIOR GOMES disse…
eu acho que e Lazaro e Eduardo Pois a Cantora Damares gravou a Musica Sacrifício E Adoração de Autoria deles.....

Mais vistas da semana