A música pentecostal precisa voltar a essência!!

Já faz tempo que se houve nas músicas pentecostais temas sobre prosperidade. Temas como: "Deus vai te dar", "Você vai receber", "Vitória e mais vitórias", vem fazendo com que o público da música pentecostal se esqueça do tema central, que é simplesmente EXALTAR A DEUS.


Redação Gospel Channel Brasil
Envie sua matéria para gospelchannel@globomail.com
Ela pode ser publicada

Aparentemente cantar sobre mudança de vida é o que vem fazendo várias cantoras do meio pentecostal. Claro que cantar músicas que animam e nos dão esperança também faz parte, mas o que percebemos é um exagero por parte de algumas pentecas.

Era muito bom sentir a unção de Deus na hora que a música nos levava a essência da louvor. Por várias vezes os CDs desse estilo tão antigo, nas voz de diversas cantoras, falavam do poder do Deus todo poderoso "Jeová" e dos milagres que Jesus realizou. Outras vezes nos alegrava ouvir músicas que tocavam ao coração quando falavam do arrebatamento da igreja. Hoje essas músicas estão presentes, mas com menos relevância.

O foco de querer cantar sobre a exaltação que Deus faz na vida do homem já vem perdendo a graça, devido ao seu uso exagerado em várias músicas do CD. Você se lembra do mover que Deus fazia nos anos de 2001 à 2008? Pois bem, foi de lá pra cá que as coisas começaram a mudar!! As músicas que falam de exaltação ganharam mais atenção e deixaram o louvor a grandeza de Deus um pouco de lado até os dias de hoje. O negócio é tão sério que hoje muitas pessoas já falam que a música pentecostal precisa URGENTEMENTE voltar as raízes, e que isso pode ser a salvação para algumas cantoras.


Cantar vitórias é bom, mas nada é melhor do que louvar a Deus! Em 2012 vamos ter lançamentos inéditos de algumas cantoras do estilo, essas as mais conhecidas do público. Quem sabe elas nos surpreendam.

Gospel Channel Brasil | By S.A.R
gospelchannel@globomail.com

Comentários

Anônimo disse…
ISSO AII É UMA VERDADE ... SEM COMENTÁRIO, ESTA NÍTIDO... VERDADE
#LucasAlves
Anônimo disse…
Gostei muito da matéria...
Concordo plenamente com o que foi escrito...

#JonatasCampos
Anônimo disse…
Concordo plenamente.
Esses louvores que declaram a Vitória São lindos, mas Deus mais em que exaltação para seus filhos, Ele quer transmitir amor, corrigir quando estivermos errados, quer salvar almas. Poucos São os louvores que falam diretamente as pessoas perdidas, antes era diferente.
Não se deve deixar de falar sobre exaltação, pois Deus quer honrar os seus filhos, mas Ele também quer ouvir louvores sinceros que exaltem a Ele.
Que em 2012 venham louvores sobre todos os temas e que tudo seja feito pra glória de Deus!
Porque como diz Lauriete: "Pra Deus tem que ser o melhor"
Anônimo disse…
Olha, n sei dizer mt a respeito disso pq Deus nos deu autoridade pra profetizar bençãos e vitorias aos quebrantados de coração, pois são c eles q os caídos se levantarão e dirão "eu vou consegui em nome de Jesus" e os louvores são um bom modo de se fazer isso.. mas q essa materia relata a vdd, oh se eh, gosto tanto dos louvores pentecostais, mas os de adoração (f. brum, aline, eyshila..) tem se mostrado mais corretos do que esses, n to mais afim d ouvir a respeito de prosperidade vitoria, esse papo cansou, queria tanto louvores no estilo de QUANDO DEUS TE TOCAR, TERREMOTO SANTO e ADORAÇÃO SEM FIM... Mas n sejam hipócritas d postaram esses comentarios aki e depois ligar bem alto na sua kaza "a minha vitoria hj tem sabor de mel" ou "quem viver verá Deus te entregar a vitória quem viver verááá..."
Thiago Scorza disse…
LINDA MATÉRIA!! FINALMENTE O MEU BLOG PREFERIDO DESPERTOU!!OHHH GLÓRIAAAAAA ME ENTENDERAM. Gente eu não sou contra esses louvores por isso os ouço e os acho lindo porém como tenho dito as cantoras tem exagerado nesse tema e tem causado um caos com a música pentecostal onde antigamente enfatizava provações porém focando as grandezas do poder de Deus e não como hoje que focam a exaltação do homem e só isso... queremos um cd mesclado, rico, como um PÈROLA/SALA DO TRONO ou um CURA ou O SEGREDO É LOUVAR!! Até então as pessoas tem abraçado esse tipo de tema pois todos os cds de "auto-ajuda" que tem ido para o mercado tem feito sucesso. E quanto ao sabor de mel??? Affff... nunca gostei muito mesmo, amo a "ABELHA Rainha" porém as vezes me enjoa ouvir os cds dela por isso. No aguardo né? Quem sabe Elaine de Jesus nos surpreenda por um milagre de Deus... no aguardo
Anônimo disse…
Muitos cantores, compositores e maestros deveria ler isso. chega de "você vai vencer", "tua vida vai prosperar". Queremos mais "Jesus está Voltando" e etc. Coisas que o povo PRECISA ouvir e não o que QUEREM ouvir.
Paz do Senhor A todos
Felipe
Cézar Manhães disse…
ALGUEM MOSTRA ESSA MATÉRIA PRA DAMARES E PRA AS CANTORAS QUE ESTÃO INDO PELO MESMO CAMINHO
Anônimo disse…
Como o pessoal tava reclamando que eu postava anônimo, deixa eu me identificar antes...sou o Bernardo que falou no outro post que o Régis Danese é feio!

Eu concordo totalmente com essa reportagem, vejamos...Sabor de mel, Redemoinho da Flordelis, Eu nem Sonhava da Amanda Ferrari dentre outros, só falam sobre "vingança", tipo....vcs vão ver!!! e é claro, não podemos nos esquecer que a roda gigante gira, um hino que na minha opnião foi meeeeeeeeeeega tosco, mas!!

A questão é que quem deveria ver essa matéria não vê, e quando vê não dá importância. Certa vez eu fiquei sabendo que a Cassiane ficou sabendo que estavam criticando o Jairinho esposo dela, eles postaram no Twitter publicamente que "não estavam nem ai", ou seja, vamos continuar tendo esses pop-pentecostais ridiculos, sem unção nenhuma nos mesmos estilos sempre.

Novo Vencedor da Damares é outro que só fala da exaltação do homem.
Tiago Araújo disse…
Concordo em número, gênero e grau
Ultimamente só vemos nos cds, destaques para os hinos que elevam o EGO o ser humano, esquecendo que fomos feito para ADORAR E EXALTAR ao "Todo Poderoso". Precisa-se urgentemente os cantores rever seus conceitos do que é louvar.

#TiagoAraujo
Thiago disse…
Achei a matéria muito boa e concordo com tudo que nela está escrito. Apesar de ser novo na fé cristão, eu ainda peguei este tempo em que as músicas petencostais era música petencostal, tanto que ainda não vi um CD tão lindo quanto o CD a Cura da Cassiane (1º CD gospel que ouvi e amei mesmo não sendo convertido). E realmente os CDs de hoje petencostais que antes eram lindos, não tem sido, e nem precisa falar aqui quais porque todos já estão carecas de saber quais são. A única coisa boa nisso tudo, é que eu estou passando a conhecer novas levitas que antes já ouvia falar mas nunca tinha parado pra ouvir, como Vanilda Bordieri, Suellen Lima (que semanas atrás comprei o CD Sertanejo Universitário dela e amei, de muita boa qualidade) e outras. Já quanto a Damares que alguns postaram dizendo que ela devia ler e tal, eu primeiramente,não sou fã, fanático por ninguém, tanto que gosto de Cassiane e não comprei os últimos dois CDs dela porque não gostei, mas eu acho que até sair o novo CD de Damares, não acho que essa matéria sirva pra ela porque é este o momento em que ela está vivendo, de vitória, de exaltação, de todos verem o que Deus fez na vida dela, então creio que não sirva pra ela este matéria. Mas vamos ver daqui pra frente. Mas eu acredito assim, se continuar nessa maneira, mas continuar agradando ao público em todos os centidos, letra, interpretação, melodias e todas esssas coisas que envolvem a produção de um cd, é válido, é o querer de Deus que continue. Porque todos sabem muito bem que tem cds que ouvimos a letra pode ser até bonita, mas não tem aquele up.
Anônimo disse…
A damares foi a pioneira nesse estilo carnal dos louvores... e alem do mais a maioria dos singles dela tem o msm tipo de letra e d cantar: quem viver verá, um novo vencedor, sabor de mel, de repente, diamante (ouça um atras do outro pra comprovar). o q define se uma cantora eh boa ou não, não se define pela quant. d cds vendidos, mas a qualidade..e alem do mais ela normalmente grava do msm compositor... então o real motivo dessa materia tem um só nome: AGAILTON SILVA...a partir das composições dele q esse estilo se dissipou...
Anônimo disse…
Olhem só o nome do novo CD da Nani: ESCOLHIDOS (deve ser alguma coisa assim: fui escolhido pra ser vitorioso, somos escolhidos pra receber a benção do senhor, deus me escolheu pra vencer, blá blá blá)... oremos pra q as letras sejam realmente de adoração ou fogo na igreja, e não sobre "vitoria".. e outra: a damares está em fase de escolha d repertorio, oremos pra q ela seja guiada por Deus, e não pela futura quantidade de cds vendidos...
Anônimo disse…
Sinceramente eu não acho que o novo cd da Elaine de Jesus vá ser muito diferente não, o CD Celestial pra mim foi uma catástrofe!

Que saudade dos cd's antigos, eu ouço até hoje, e me dá muita dó quando eu comparo o Cd "A Cura" da Cassiane com "Ao Som dos Louvores", lamentável.
Anônimo disse…
venhamos e convenhamos esses sao os hinos que estao conquistando as igrejas
Anônimo disse…
jozyanne trouxe uma musica linda em seu cd com tema de adoração o nome da musica é jardim do cd meu milagre uma mistura de pop com pentecostal ficou linda!
Anônimo disse…
Realmente escutei essa musica da jozyanne jardim, q o anonimo de cima postou e senti a verdadeira essencia de adoração,lembrei-me das musicas que cantava antigamente na igreja e que não tinha teologia da prosperidade.Deus operava milagres sem precisar contar as bençãos dele através de canções, e sim o poder que ele exerce em nossas vidas.E não buscar só as bençãos o mais importante é buscar o deus q abençoa!
Anônimo disse…
DAMARES DAMARES DAMARES DAMARES DAMARES DAMARES DAMARES DAMARES
Anônimo disse…
Isto é verdade, algumas cantoras estão esquecendo o verdadeiro valor da música, a adoração, a cantora Laura Silva no seu cds, tras músicas para adorar, salvação, reflexão, sendo também uma boa penteca. Confira o cd da cantora Laura Silva "Uma Surpresa Aconteceu", além de lindo, tem mensagens que são de arrepiar.
Anônimo disse…
SHIRLEY KAISER É UMA DE POUCAS CANTORAS QUE AINDA ORAM ISSO!!!!
Anônimo disse…
Gente a CASSIANE nunca ficou cantando músicas de exaltação humana, vcs estão confundindo, ouça Ao Som dos Louvores, não tem nada dessas chatiçes de sabor de mel, é só vitoria e mais bla bla bla
tiago_mello disse…
Bom, em fim vou postar minha breve opinião...

De já quero parabenizar o blog por levantar esse Polêmico debate.

Querendo ou não, o "Hino Sabor de Mel" interpretado por O maior refencial da música gospel altual, DAMARES, é um CLÁSSICO.Perfeito...!Um Marco Na história da música gospel.
SÓ que a formula deu tão certo, que daí em diante, não pararam de surgir os GENÉRICOS.Não vou nem citar pois a listas é Imensa...chega a ser repetitivo pra não dizer enjoativo!
Hinos com essa temática sempre existiu, mas agora virou uma epidemia... pra fazer sucesso tem que cartar sobre BONANÇA, VITÓRIA!
Realmente a música pentencostal está em declínio,já não se ouve hinos q nos levava ao trono do pai.São hinos feitos exclusivamente sobe "MEDIDA" para agradar público final, ou seja, o comprador. Mas isso não me desanima! Pois ainda existem servas, levitas que consegue fazer um CD de qualidade(SUCESSO), fugindo desse modismo errante.

Mesmo com tudo isso: O Agir de Deus é Lindo, Na Vida De Quem é Fiel...(By Damares) srsrrsr
mk braid disse…
A MATERIA FICOU MUITO BOA, ACHO SIM QUE VIROU MODA NÃO SÓ CANTAR SOBRE PROSPERIDADE COMO AS IGREJAS ESTÃO INDO NA MESMA LINHA, HOJE VOCÊ NÃO VÊ ESSAS IGREJAS MILHONARIAS FALANDO DA VOLTA DE CRISTO E SIM DE MILAGRES ( VENHA TRAGA UMA TOALHA, TRAGA SEU CARRO, TRAGA SEU DINHEIRO E BLA BLA BLA) POR DIVERSAS VEZES ESSE BLOG CRITICOU CASSIANE POR SEU SUPOSTO AFASTAMETO DE SUAS RAIZES MAIS EU DISCORDO PLENAMENTE. CASSIANE É UMA LEVITA E SEUS LOUVORES TOCAM ATÉ QUEM NÃO É EVANGELICO, SEU CD AO SOM DOS LOUVORES TEM LOUVORES TREMENDOS COMO AMIGO ESPIRITO SANTO, 24 HORAS, AO SOM DOS LOUVORES, GRITAI, CRISTOOU BARRABÁS ETC.... SIM ACHO QUE COMO ALGUNS FALAM DAMARES GANHOU RECONHECIMENTO COM MUSICAS QUE FALAM PARA AQUELAS PESSOAS QUE HOJE FREQUENTAM AS IGREJAS PESSOAS QUE FORAM PARA REATAR CASAMENTOS FALIDOS, GANHAR SUA CASA, PEDIR PARA DEUS MATAR SEUS INIMIGOS ETC.... PRA QUE COMO EM SUA MUSICA UM SALVO VAI QUERER QUE DEUS FAÇA QUEM HUMILHAR O CRENTE FICAR NA PLATEIA VENDO A EXALTAÇÃO DO HUMILHADO ISSO NÃO PRECISA, POIS A BIBLIA NOS PEDE PARA JUNTARMOS TESOUROS NO CÉU PARA QUE A GLORIA DESSE MUNDO. É ACHO QUE A CASSIANE NÃO MUDOU SÃO OS CRISTÃOS GOSPEL QUE ESTÃO NA ONDA DA PROSPERIDADE E QUEM LOUVA PARA UMA CONVERSÃO VERDADEIRA, UMA RENUNCIA NÃO VAI SER TÃO BEM ACEITO. AS MUSICAS QUE FIZERAM SUCESSO SÃO:
1-MESTRE EU PRECISO DE UM MILAGRE, TRANSFORMA MINHA VIDA MEU ESTADO.
2-VAI ESTAR ENTRE A PLATEIA E VOCÊ NO PALCO (BALELA)
NA CONTRA MÃO DE TUDO ISSO CASSIANE LANÇA NO CD VIVA UMA DAS CAÇÕES MAIS LINDAS QUE JÁ OUVI.
A LETRA DIZ: PAI EU QUERO VOLTAR AO MEU PRIMEIRO AMOR, EU PRECISO SENTIR DE NOVO TEU CALOR. EU PRECISO ME ENTREGAR, DIANTE DOS TEUS PÉS VOU ME PROSTRAR. (PRIMEIRO AMOR. TIREM SUAS CONCLUSÕES.
Anônimo disse…
Bem, a moda é geral, Cassiane tambem fez hinos assim,por exemplo,quem te humilhou vai ter que te honrar,hinos vingativos,agora tão colocando até nome nas musicas,rsrs,em vez de chamar jesus,chama pelo nome,rsrs,meu Deus!!
Anônimo disse…
Concordo com o Tiago!!
Anônimo disse…
Que Bom vejo que temos varias pessoas que começaram Buscar a Deus Insperação para fazer novas canções . Ao envez de criticar Já Pensou em fazer MELHOR ???? Em Deus esta toda fonte de INSPIRAÇÂO Busque nEle e faça de outro tipo
Anônimo disse…
Pessoal para tudo!!!!!, eu adoro a Flordelis, mas baixei o novo cd dela Questiona ou Adora!, três ou dois hinos falam de adoração, as outras 10 faixas são Sabor de Mel da vida, quase todos os hinos do novo cd dela falam de exaltação humana.

O.o
Solange disse…
Concordo, por isto é que eu gosto dos louvores da HARPA CRISTÃ, são verdadeiramente ungidos.
Solange disse…
Concordo, por isto é que eu gosto dos louvores da HARPA CRISTÃ, são verdadeiramente ungidos.
Anônimo disse…
como suellen lima impacto lindo né gente??????????????????????
Anônimo disse…
COM CERTEZA A DAMARES SÓ CANTA VITORIA
MAIS ACHO QUE OS MEUS AMIGOS AQUI ESTÃO ESQUECENDO DE ALGUÉM QUE SÓ CANTA ISSO TAMBÉM OU VAMOS DIZER "DEUS MATA QUEM ME PERSEGUE"
TIA ROSE NASCIMENTO É A PRIMEIRA A VIR COM ESSES TEMAS EXEMPLOS:
ESTOU DE PÉ(vai lá e pega quem falou da minha vida avisa que eu estou de pé)
louve ao senhor(quem me fazer parar de cantar diZem que a minha voz já chegou ao fim,quanto mais se levantam contra mim nao me rendo...)
MAIS FIRME DO QUE NUNCA
NINGUÉM IMPEDIRA E MUITAS
SEMPRE FIEL
JÁ DEU PRA PERCEBER NÉ GENTE
VAMOS ESCUTAR MAIS FERNADA BRUM, ROZEANO RIBEIRO,SUELLEN VANILDA
POR FAVOR
Anônimo disse…
A Vanilda Bordieri está ganhando nesse quesito, por isso que ela é minha cantora preferida =D

Os Hinos dela falam sobre pesca milagrosa, torre de babel, Sê comigo ou seja, Deus esteja na minha vida porque sem ti nada sou.

Mas realmente Rose Nascimento e Damares e agora até a Flordelis só hinos do tipo:

EU SOU O TAL !!!!!!!!!!!!!!!!!! PAGA PAU JUVENAL.
Anônimo disse…
É por isso que eu admiro A Cassiane...
90% do seu CD é de Exaltação a Deus.
Anônimo disse…
Concordo Cassiane 90% é de Exaltação a Deus !! E talvez seja por isso que está sendo tão criticada.

Mais vistas da semana