A voz do gospel!



Para muitos música gospel é sinônimo de uma bela voz. Quem faz/fez aula de canto sabe que técnica na hora de cantar é tudo. Aprender usar a respiração e conseguir ter um fôlego exorbitante leva tempo, mas não muito como se pensa, basta praticar sempre!

Gospel Channel
Coluna: SMKXD 2012

Aqui no Brasil CLARAMENTE SE VÊ que nem todas as cantoras usam essa técina da respiração para cantar. Vou deixar claro que Unção não tem nada a ver com saber cantar bonito, afinal tem muita gente que não tem voz afinada, mas quando canta o inferno bate em retirada!!!! Outra coisa, dom Deus dá para muitas pessoas, até mesmo para quem não segue seus mandamentos, por isso no mundo secular tem gente que canta e explode os timpanos com uma BOA VOZ. A diferença realmente está na unção.

Porém no meio gospel tem muita cantora que deveira voltar a fazer aula de canto. Não é segredo para niguém que muitas delas não conseguem fazer as mesmas proezas de seus CDs novos ou de alguns anos atrás. Raras as cantoras que atualmente atingem notas de lançamentos passados; uma dessas raridades, por exemplo, é Shirley Carvalhaes.

Vamos mais adiante. Quem já viu um DVD em que a cantora, praticamente, só faz gestos enquanto a platéia se encarrega de cantar? Ou ainda, quantos já viram cantoras cantando com CD-Voz (cantado) em algum congresso ou evento? (No GMUH em 2010 e 2011 teve muitas fazendo isso). 

A música evangélica aqui no Brasil por enquanto tem a credibilidade das pessoas pensarem em vozes/corais absurdos. Algumas cantoras como Aline Barros sabem cantar e honram o estilo musical mais "Afinado" do país. Nos E.U.A a voz das igrejas evangélicas ganham destaques para todo lado, principalmente nos finais de ano em programas natalinos, visto que por lá as cantoras bradam afinadérrimas!!

Creio que o conceito de voz na música gospel vai melhorar ainda mais. Tem muitos talentos escondidos nas igrejas. Mais um pouquinho de tempo e acho que vamos ter revelações ao estilo #blackgospel que ainda tem muito a evoluir em nossa nação!

Mais ou menos disso que estou falando:



SMKXD para o Gospel Channel
Escreva sua coluna (escolha seu assunto e comente)
Contato: gospelchannel@globomail.com

Comentários

Anônimo disse…
ach que falta muito para termos essa qualidade aki no país... AMO UMA BOA VOZ...
Anônimo disse…
Uma cantora que com o passar dos anos a voz continuou sempre a mesma foi a Cristina Mel. Os anos vão passado e a voz dela sempre continua mesma, fico admirado com isso...
Amo ouvir hinos na voz dela, pois me converti ouvindo um hino dela...
Anônimo disse…
Tem cantor gospel que eu ouço o hino mais por causa da letra, pois a voz é um pouco irritante aos ouvidos...
Se tivermos cantores igual no EUA, a musica gospel seria um grande destaque em nosso país.
Anônimo disse…
REALMENTE PARA A IDADE DE SHIRLEY ELA SURPREENDE A TODOS QUANDO CANTA
Anônimo disse…
Temos a cantora Roberta gleyce que canta muito,porem não é tão valorizada como tinha que ser aqui infelismente,pois acho que o estilo que prevalece no brasil é o pentecostal,mas eu particulamente amo black e outros!!
Wanderlei disse…
Pra mim a melhor cantora gospel é cassiane, ela usa muito bem tecnica vocal, outras que mandam muito bem tambem são lauriete,geisy costa e jozyanne.
Jonatas disse…
A realidade é que aqui no Brasil não se valoriza os cantores que alcaçam notas mais altas agudas mais pro black... as pessoas ja dizem logo que estão gritando, temos que acabar com essa ideia!!!
Portal disse…
Shirley Carvalhaes continua com uma voz muito bonita! 56 anos e a voz a mesma!
Anônimo disse…
Realmente aline e shirley sao destaques!!
Fernando ANdré disse…
Concordo Plenamente! Shirley e Aline são referências em se tratando de voz! A Shirley mais ainda, por ter uma estilo vocal único no Brasil!
Anônimo disse…
Shirley canta como mais nenguém ela sempre enovando seu estilo,pra mim ela é a diva da musica gospel.

Mais vistas da semana