O diabo entra na briga entre Edir Macedo e Valdemiro

Leonardo Coutinho (Gospel Channel - da Veja)Pastores recorrem até ao inferno para vencer guerra por fiéis no mercado da fé. Igreja Universal, de Macedo, perde fiéis e receita para a Mundial, de Valdemiro

 Os hoje arqui-inimigos Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, convocaram o demônio para ajudá-los na batalha que travam pela alma e generosidade dos fiéis. Recentemente, em seu programa de TV, Macedo “interrogou” o diabo, que, supostamente encarnado em uma devota, “confessou” ter se instalado na igreja rival e ser o responsável pelas propaladas curas operadas por Valdemiro. 

As entrevistas com o demônio para difamar a concorrência passaram a ser recorrentes na programação da Rede Record. O chefe da Mundial, por sua vez, rebateu as acusações com outras de igual fineza: em seu programa no Canal 21, ele afirmou que o “câncer” de Macedo é obra do demônio.

 Na tréplica, Macedo levou sua médica à TV para atestar que não sofre da doença e ainda exibiu no programa Domingo Espetacular, da Rede Record, uma reportagem sobre a compra, por Valdemiro, de três fazendas avaliadas em 50 milhões de reais. O acirramento da guerra dos pastores se dá num momento em que a Universal, de Macedo, perde fiéis e receita aos borbotões para a Mundial, de Valdemiro. Estima-se que, em catorze anos, o segundo tenha conquistado mais de 20% de seguidores do primeiro. 

Durante muito tempo, Valdemiro foi membro da cúpula da Universal. Preterido por Macedo na indicação para um posto de maior visibilidade na organização, ele rompeu com o chefe e fundou a sua própria igreja. Habilidoso, deu um passo atrás e resgatou o modelo primitivo que deu origem ao fenômeno da Universal: a luta contra Lúcifer e a promessa de curas e milagres de toda ordem — pilares que Macedo mais tarde substituiu pela “teologia da prosperidade”. 

Ao adotar essa estratégia, Valdemiro passou a atender um nicho de fiéis que Macedo havia negligenciado com o amadurecimento do seu negócio, o público de menor poder aquisitivo e alta credulidade. Seus seguidores passam horas de pé em filas para poder tocar o seu corpo ou recolher um pouco de seu suor em toalhas ou pedaços de pano que são distribuídos na igreja. Valdemiro fomenta a crença de que sua transpiração tem o condão de realizar milagres. Com os cofres recheados, Valdemiro passou a assediar os membros da Universal.

Oferecendo salários e comissões mais altos que os pagos por Edir Macedo, ele atraiu prepostos do rival na Argentina, Inglaterra e em países africanos. Para profissionalizar seus negócios, canibalizou executivos da Record e do Banco Renner, controlado pela Igreja Universal. A riqueza que Valdemiro Santiago ostenta Macedo contabiliza como prejuízo. O estrangulamento de suas contas pela concorrência chegou a afetar as operações da Record e a atrasar salários na TV, como ocorreu no ano passado. 

O quadro de deterioração das finanças de Macedo se tornou ainda mais calamitoso com a penhora pela Justiça da sede da emissora no Rio de Janeiro para garantia do pagamento de dívidas da Universal do Reino de Deus. A má fase não terminou aí. Em setembro, o Ministério Público denunciou Edir Macedo pelos crimes de estelionato, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. 

Os procuradores o acusam de lavar no exterior o dízimo recebido pelos fiéis para depois despejá-lo nas contas da Record. Ao lançar suspeitas sobre a forma como Valdemiro adquiriu suas fazendas, Macedo quer mostrar que o ex-discípulo também dá suas trombadas com a lei. Valdemiro já esteve enroscado em outras diabruras. Em 2003, o chefão da Mundial foi condenado a pagar cestas básicas por porte ilegal de armas. Ele foi flagrado em uma blitz com uma escopeta, duas carabinas e munição. Em 2010, três de seus pastores foram presos em Mato Grosso do Sul transportando sete fuzis M-15. Em depoimento à polícia, o motorista afirmou que o destino das armas era a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. A crise desencadeada pela Mundial do Poder de Deus obrigou Macedo a redesenhar a administração de seu negócio.

Uma das providências foi baixar as exigências para a abertura de novos templos. Antes, para abrir uma franquia, o pastor tinha de comprovar um potencial de arrecadação mínimo de 150 000 reais mensais, a ser atingido em seis meses. Agora, esse piso caiu para 50 000 reais. A comissão a que cada pastor tinha direito sobre o total arrecadado além da meta era originalmente de 10%. Macedo agora a dobrou. O que ele não abre mão é da eficiência. 

Os pastores que não cumprem as metas dentro do prazo contratado são transferidos ou perdem o comando da franquia. Essa mudança, que aponta para uma capilarização da Universal, faz parte da estratégia de Macedo de substituir o modelo de construção de megatemplos pela pulverização de igrejas menores no país, de manutenção mais barata e mais próximas da casa dos fiéis. Com isso, ele espera baixar os seus custos de operação e evitar que outras ovelhas se desgarrem. Pastores e assessores próximos dos dois líderes afirmam que estes são apenas os primeiros movimentos de uma guerra sem previsão de fim.

Comentários

Anônimo disse…
Matéria Perfeita Gospel Channel, pena que é ridículo o motivo.
Anônimo disse…
Vejamos...eu sou membro da Igreja Mundial, o que eu acho engraçado é que ninguém publica uma reportagem sobre os milagres que acontecem lá dentro, sendo eu uma própria testemunha pois passei por vários, mas ok!

É claro e nítido pra qualquer um ver que a IURD sustenta e Record. Como a IMPD acabou prosperando e os membros da Universal migraram, é bem aceitável que o Macedo ficasse doido, afinal está perdendo sua emissora assim como está acontecendo com a Rede TV que após a saída do Pânico até aceitou também a IMPD para sua programação para não fechar as portas.

Cada um sabe no que acredita, eu fui 16 anos da Assembléia de Deus e nunca vi lá nem 0,000000001% dos milagres que eu vejo na igreja mundial, sei ao Deus que tenho servido e sei que essa guerra está sendo provocada por quem está com dor de cotovelo, mas não vou ficar meia hora defendendo o Valdemiro não, está na mão de Deus, ele é fiel e vai mostrar ao mundo quem está desfaçado de ovelha.
Thiago Scorza disse…
Ou seja, o Deus que está na Assembléia não é o mesmo que está na Mundial. Eu pensei que curas aconteciam através de fé mas vejo que não, o que faz a cura acontecer é a placa da igreja, afinal o Deus que cura está na Mundial e não na Assembléia de Deus. Se entendi mau por favor me perdoe. Pois bem, minha opinião, Valdomiro e Edir Macedo (sujo falando do mau lavado). E eu pensando que a igreja lutava contra o inferno mas não... é placa contra placa!!
Wanderlei disse…
O povo vai a mundial somente atras de curas, bençãos e milagres, a salvação mesmo ñ se fale, tenho muito orgulho de ser da assembléia de Deus min: madureira, jamais largaria de estar na minha igreja só pq o povo da mundial é abençoado mais rapido ou que o Deus de valdemiro tem mais poder do que de qualquer outra igreja, meu irmão entenda que O MESMO DEUS QUE ESTAR NA MUNDIAL TB ESTAR NA ASSEMBLEIA!!! basta ter fé, mesmo que seja do tamanho de um grão de mostarda, Deus agira!
Anônimo disse…
Sou a pessoa do segundo comentário...

Thiago, respondendo sua pergunta...Deus é um só, idependente da Igreja, porém eu fui 16 da Assembléia de Deus e busco a Deus na Mundial da mesma forma que buscava na Assembléia. Na Assembléia o Pastor pregava sempre a mesma coisa: - DEUS VAI TE PEGAR!, CUIDADO VC QUE TÁ EM PECADO! A TROMBETA VAI TOCAR E VC VAI FICAR!, no final do culto ele fazia apelo, vc acha que alguém ia? todo mundo ficava pacato, pra variar dos quase 3.000 membros (eu era da sede), aproximadamente 2.500 eram daqueles que viviam falando da vida alheia, e apontavam o dedo e diziam: - OLHA LÁ, SABIA QUE AQUELE FULANO TAVA EM PECADO, nesse história não prospera nem quem precisa do milagre, nem o fofoqueiro.

Na Igreja Mundial não tem isso, a igreja é tão grande que ninguém conhece ninguém, ou seja, eu vou pro culto, oro, adoro, canto e vou embora com a minha alma saciada, diferente da Assembléia que a única coisa que busca é pentecoste, se esquecendo que nosso Deus vai muito além disso.

Placa de Igreja não salva realmente, mas a forma com que o pastor conduz suas ovelhas que definirão a fé que elas tem em Deus, um pastor que só da chicotada pra mim não serve pra ser pastor, na igreja Mundial não se prega que pecado leva pro inferno, se prega que há solução pro pecado, e através disso que as pessoas são libertas, curadas, transformadas e restauradas.

O povo pode realmente ir pra Mundial em busca só de dinheiro e milagres, mas o importante é elas irem, pq lá com o tempo vão intender que Deus é muito mais que isso, que ele é salvação e morreu no lugar de todos nós, então temos que adorá-lo pelo que ele é e fez, não pelo que ele pode nos dar.

Assembléia de Deus não quero nunca mais.
Anônimo disse…
A BÍBLIA DIZ: BUSCAI PRIMEIRO O REINO DOS CÉUS E AS DEMAIS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS! TEM GENTE MAIS PREOCUPADA COM MILAGRES E CURAS DO QUE COM A SUA PRÓPRIA SALVAÇÃO!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Aposto que você que colocou esse comentário ai em cima é um Assembleiano que vive naquela vidinha.

Fique vc sabendo que eu busco a presença de Deus e não bens materiais, por isso que eles me são acrescentados, agora vcs que só buscam Pentecostes "prefiro não comentar".
Anônimo disse…
Só um detalhe, Pentecostes é diferente de buscar o reino dos céus, o avivamento faz parte do processo, mais não é tudo.
Gente eles pensam que são o que eles praticamente ñ estão sendo pastores.
Wanderlei disse…
Eu ñ troco nunca de deixar de estar pulando no misterio, falando em linguas, e deixar Deus me usar, para ficar nessa vidinha de so benção, benção e benção........ A maior benção e a minha salvação! Sou pentecostal ate o tutano e quando for para o ceu, ñ levarei nada dessa terra, Deus me abençoa muito, que me faltam palavras para agradecer esse Deus tão maravilhoso! Que Deus te abençoe muito meu irmão da mundial e que vc continue sendo muito abençoado e prospero!!!
Anônimo disse…
SOU O DO COMENTÁRIO ALI DE CIMA E QUERO DIZER QUE NÃO SOU ASSEMBLEIANO E SE FOSSE TERIA MUITO ORGULHO POIS É UMA IGREJA ABENÇOADA! QUANDO DIGO QUE DEVEMOS BUSCAR PRIMEIRO O REINO DOS CÉUS ESTOU QUERENDO DIZER QUE TEMOS QUE VIVER A BENÇÃO DA SALVAÇÃO DIA APÓS DIA EM NOSSAS VIDAS E QUE MILAGRES E CURAS SÃO APENAS CONSEQUÊNCIAS! SÓ QUEM VIVE ESSA EXPERIÊNCIA SABE DO QUE ESTOU FALANDO...
Anônimo disse…
Cada um com seu pensamento e com sua fé, quem quiser ia na Assembléia que vá, quem quiser ir na Mundial que vá também, temos que respeitar âmbas as igrejas, porque fazem trabalhos muito bons.

Parem de criticar a Igreja Mundial, vcs não tem mais o que fazer?
Anônimo disse…
BOA TARDE! A TODOS, LHE OS COMENTÁRIOS, EU ACHO AQUI QUE NÃO É O DIABO QUE ENTRA NA BRIGA! E SIM O RESPONSÁVEL POR ESTA MATÉRIA SITANDO CONTENDA ENTRE IGREJAS E LEVANDO AMIGOS LEITORES ATÉ PECAREM DIANTE DE DEUS, POIS TOMA O PAPEL DE JUIZ PARA CONDENAR, SE LEVANTAR CONTRA AUTORIDADE, SE NUNCA LERO É PECADO SE LEVANTAR CONTRA UMA AUTORIDADE MESMO ESTANDO ELA ERRADO, DEUS FICA CUBIDO DE JUGAR,THIAGO 4:11 e 12 OLHA O EXEMPLO DE DAVI,QUE MESMO SABENDO QUE SAU ESTAVA ERRADO ,NÃO SE DIS POIS A MATA-LO POIS SABENDO QUE ELE ESTAVA ERRADO,MAIS RESPEITOU SUA AUTORIDADE,AO INVEIS DESSA DISCUSAO VAMOS GANHAR ALMAS,
Anônimo disse…
Eu concordo com o anônimo ai em cima, esse blog é cheio de ficar publicando reportagens sobre a igreja mundial e briga entre o valdemiro e macedo, que blog gospel é esse que critica a igreja?
Alice disse…
Não acho que o blog está criticando as igrejas citadas. Ele até está sendo imparcial no assunto. Não vejo na reportagem uma ofensa à Mundial e nem à Universal. Ele somente apresenta fatos que estão sendo apresentados pela grande mídia, minha gente. Tudo o que foi dito aqui eu já tinha visto em outras reportagens. Acho que devemos orar sim, mas criticar o cara só pq postou uma informação, isso não tem nada a ver. Agora nos cabe entregar Valdomiro e Macedo nas de Deus, pois Ele sabe melhor o que vai fazer..
Anônimo disse…
BOM DIA! CONCORDO MAIS ESSE SITE TRAZ MATÉRIAS QUE CERTOS IR MAUS COMEÇA O FENDER LIDERES E DENOMINAÇÃO PORQUE EU ACOMPANHO ESSE BLOG.
E JÁ LI MATÉRIAS SITANDO ENTRES IRMÃO TOMAR O LUGAR DE DEUS PARA JUGAR E OFENDE. ME DESCULPE MAIS MUITAS MATÉRIAS SEM PROCURA OS FATOS,E OFENDENDO A MUITAS IGREJAS, SE TEM UM QUE PODE JUGAR OU CONDENAR É DEUS THIAGO: 4:11e12 PARA TODOS MEDITAR. QUEM SOMOS NÓS PARA TOMAR O LUGAR DE DEUS!
Anônimo disse…
Voçes ficam colando as Assenbléias de Deus no meio da confusão dessas igrejas neo"pentecostais" que só querem saber do lucro dos fiéis, não tem nem vergonha por que voçes não vão pregar pros seus visinhos seus crentinhos desviados.A única dessas que tem uma credibilidade á Internacional da Graça, a Mundial malemá que sauva só pelos milagres que acontecem a Universal só Deus na causa.Mas todas as tres só querem o dinheiro do povo uma patrocina uma TV a outra ta comessando a montar a sua e a outra vende lencinhos.Só Deus Salva!
Anônimo disse…
BOA TARDE ! EU DIRIA QUE ESSE QUE DEIXOU SEU COMENTÁRIO NO DIA 11/MAIO EU ACHO QUE QUANDO ESCREVIA SÓ PODIA ESTAR MANIFESTADO COM DEMÔNIO POIS NÃO FALA COISA COM COISA,VOCÊ CORRA PARA SE LIBERTAR,DE PRESSA, CUIDADO COM A SUA LINGUÁ, LEIO THIAGO 4;11 e 12 ANTES DE JUGAR OU FALAR MAL.
Anônimo disse…
CORRIGINDO LEIA THIAGO 4:11 E 12
Anônimo disse…
Gente parem de lutar entre si Jesus não aprova isso! Ah, Deus permite que julguemos sim, a bíblia diz isso, quem falou que não, ainda não leu toda ela, e ninguém deve ser conivente com o pecado pois que comunhão há entre o inimigo, seus produtos e nós que fomos chamados pra ser separados "santos" ao nosso Deus? Não é por milagres ou qualquer outro sinal que se mede a comunhão de um povo "igreja" com Deus e sim pela prática da palavra! Homens não devem ser tratados como deuses ou "intocáveis" disse Jesus : julgai segundo a reta justiça! Vamos nos amar irmãos! Um abraço!

Mais vistas da semana