Alunas evangélicas são impedidas de entrar em escola por usar saia


Alunas, ligadas à Assembleia de Deus, do segundo e terceiro ano de uma escola pública em Olinda foram barradas, nesta quarta-feira (26), na porta do colégio porque estavam usando saia.

As regras de vestimenta dos evangélicos, embora tenham algumas variações, dependendo da igreja, vetam calças, decotes e transparências.

O caso ocorreu na Escola Estadual Padre Francisco Carneiro, no bairro de São Benedito, durante a tarde. "Eu cheguei para o diretor e disse 'nós podemos usar saia, somo evangélicas?'. Ele disse que não ia interferir na religião de ninguém, que podíamos usar saia, mas que queria ver o tamanho da saia da gente. Nossas saias estão bem decentes, estão em um tamanho ótimo", contou a estudante Taylene Batista.

Aos prantos, a estudante Thallita Cunha lamentou a atitute da direção da escola. "A gente foi barrada, logo hoje que tenho cinco provas, trabalhos, estudos. Isso aqui é uma escola do governo. Ele devia chamar a gente para dentro, não colocar a gente para fora. Vocês viram que ele fechou o portão na nossa cara", falou a garota.

A mãe de uma das alunas, Maria José Ferreira, ficou surpresa com a decisão da direção. "Desde quando ela estuda aqui, que virou evangélica, usou saia, nunca tinha sido proibida de entrar", reclamou.

No final da tarde, as alunas barradas foram chamadas para uma reunião com o diretor da escola. "Ele disse que foi um mal entendido, que ele tinha passado para o porteiro que não podia entrar no colégio com saia acima do joelho. Foi criado um Comitê de Fardamento, formado por nós mesmos, e, a partir de amanhã [quinta, 27], nós vamos poder entrar de saia. Acreditamos que foi um mal entendido, por isso não estamos com raiva do diretor", disse a estudante Raiane Trindade.

A reportagem do NETV 2ª Edição tentou entrar em contato com a direção da escola, mas ninguém quis se pronunciar sobre o caso. A Secretaria Estadual de Educação informou que vai encaminhar, ainda esta semana, a Comissão de Direito do Aluno para apurar o caso e tomar as medidas cabíveis. A secretaria disse também que todas as provas das alunas que não entraram hoje na unidade de ensino foram remarcadas e que o diretor da escola será notificado com uma medida administrativa.

O fardamento entregue pela Secretaria de Educação consiste em camisa e mochila. A recomendação é que a camisa seja usada com calça jeans e tênis, mas essa sugestão não é obrigatória.

Gospel Channel G1 em PE / NeTv

Comentários

Anônimo disse…
Nós evangelicos não somos abrigadas a vestir calça comprida por ninguem cada segui suas regreas, eu acho que deveriam respeitar nossas escolhas
Anônimo disse…
Eu amo a doltrina da assembléia de Deus e gospel channel tá de parabéms por publicar essa matéria.
Anônimo disse…
Parabéms gospel channel,voces fizeram o que nenhum blog fez até hoje,voces publicaram algo que os evanjelicos vem sofrendo á muito tempo.Eu gostei muito dessa página,na minha igreja as meninas vestem saias grandes e com xorte por baixo,essa é uma marca registrada da assembléia.Existem várias igrejas que não ver nenhum problema em usar calça,nem eu vejo,mas se é uma decisão da igreja,todos devem respeitar.Qundo eu vejo uma mulher com saia consideravél comportada,eu já sei que é uma evanjélica,então é marca das garotas nenhuma escola pode tirar essa identidade.
Marllon Alves disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Marllon Alves disse…
Não estou criticando o estatudo de nenhuma igreja, até porque eu também sou da AD. Só vale lembrar que a bíblia nos recomenda a orarmos e obedecermos as autoridades terrenas porque foi o próprio quem as instituiu. Só devemos desobedecê-las quando o estatuto destas irem contra as Sagradas Escrituras. Muitos pastores (inclusive o meu) deixa as irmãs usarem calça, desde que o trabalho e/ou a escola destas exigam tal.

Graça e paz!!
Anônimo disse…
Mas as escolas também devem levar em consideração a pluralidade cultural brasileira e o direito dos indivíduos. Não deve haver restrição a saias, desde que estas sejam decentes.
Anônimo disse…
assistam esse video pf
http://www.youtube.com/watch?v=VKvAYzsSokM&feature=my_liked_videos&list=LLzQ4mJxSxlWu26HHa693tnw
Marllon Alves disse…
Aí, meu amigo, você já está entrando em outra questão que é a questão da abolição do uniforme escolar. Como em muitas escolas este não é abolido, bom é que as pessoas (inclusive os cristãos)obedeçam a tais.
Lya disse…
Pra mim na escola todos deveriam ir totalmente uniformizados,isso inclui não somente ás blusas com o simbolo da escola,mais a calça,o shorts,o moletom de frio todos com o simbolo da escola,na escola onde estudei (que era particular) quando era adolescente,tinha que ir todos os dias com a calça da escola,ou com o shorts quando estava calor,era um shorts comprido,e sempre de tenis,e no verão sandalias que não fossem abertas atrás,era proibido chinelos e rasteirinhas,pra mim todas ás escolas deviam seguir o padrão até ás públicas,pois isso oferece maior segurança ao aluno,nas aulas de educação fisíca por exemplo não tem como fazer de saia,deve-se usar um shorts comprido e tenis com meia,mais vai de cada um,só acho que escola não e lugar para usar vestidos e saias,pois prejudica o aluno (nas aulas de educação fisíca por exemplo) e em outras areas,mais respeito.
Gisele disse…
Meus caros, devo informar que essa proibição é totalmente sem cabimento!!

Não é a roupa que vai influenciar o caráter de uma pessoa, mas o contrário...

vamos lá...já que proíbem saia, pq tb não proíbem aqueles shorts curtíssimos...muitos até indecentes, que vi e ainda vejo em aulas de educação física???!!

Calça jeans não vai impedir de ser aberta por alguém com segundas intensões...o mesmo acontece com as saias...

Acho até que o fato de se usar saia mostra, pelo menos cognitivamente, que a dona requer respeito...por motivos e maneiras de pensar já imbutidos em nossa sociedade...

O motivo central da matéria não é o fato de se USAR SAIA, mais sim a proibição e EXCLUSÃO de pessoas que a usam...e nessa questão, o administrador da ordem está TOTALMENTE EQUIVOCADO...dando até sinais de INTOLERÂNCIA...

ACORDEM GENTE!!

bjinhus...
Anônimo disse…
parabens irmazinhas, ensinado as desacertadas da Lauriete e da rose Nascimento.
Anônimo disse…
De calça vc fica mais bem vestida do que de saia que agente fica quase com o rabo de fora

Mais vistas da semana