Resenha do novo CD de Fernanda Brum "Liberta-me"

Fernanda Brum é uma cantora excepcional. Nenhuma de suas obras e comparada a CDs anteriores, a cada novo projeto lançado ela consegue surpreender. O que mais me chamou a atenção em "Liberta-me" foram as letras das músicas e um compositor em particular, seu nome é Cláudio Claro, que com certeza é uma grande promessas para a música evangélica.



Neste CD também ficou nítido a mistura de ritmos. Uma sonoridade esplêndida, vibrante e, me atrevo a dizer, imensurável! Um CD de qualidade para todos que querem ouvir uma boa música. Muitos dizem que o CD "Glória" ainda é melhor, outros discordam e afirmam que Brum se superou, eu já digo que assim como o "Glória" esse CD está ótimo.

A MK Music também merece um parabéns por optar em terceirizar o projeto gráfico desta vez, sem tirar o mérito do "Glória" que também teve uma arte muito bem feita. A responsável pelas fotos, projeto gráfico e arte dessa vez foi a Quartel Design, que não para de crescer no mercado gospel. Entre os trabalhos da Quartel temos grandes nomes como Diante do trono (Gateway Worship, Aleluia), Nívea soares, André e Felipe (Chuva de poder), Regis Danese (Tudo novo), Trazendo a arca (live in Orlando), Fernandinho (Uma nova história), entre outros. O projeto Gráfico levou até algumas críticas negativas. Algumas pessoas assimilaram as borboletas com símbolos iluminatis e blá blá blá.... Sinceramente as borboletas e TODO o projeto gráfico foram para dar a sensação de liberdade, ser livre, ficar livre. Tem certas coisas que eu não entendo. Muitos antes de lançar o CD só viram a capa e já criaram mil coisas sobre a Fernanda! Vamos parar com isso e ser mais pró-ativos antes de agir ao estímulo!!

Outro detalhe que não pode passar desapercebido é a tiragem do CD. Atualmente muitas cantoras recebem seus CDs da gravadora com uma tiragem inferior ao CD anterior. Não é o caso de Fernanda. Quando foi lançado o CD "Glória", em 2010, a primeira tiragem veio com 40 mil cópias. Pois bem o "Liberta-me" saiu da Sonopress em AA 50.000. É um progresso. E é isso mesmo que uma grande gravadora deve fazer. Arriscar pra valer em seu maiores nomes, e foi isso que fez a MK Music.

O produtor musical foi Emersom Pinheiro, o responsável por essa obra. O estilo Brum permaneceu intacto, claro que com inovações. Algumas letras estão lembrando a música pentecostal, eu disse as letras e não a melodia! O Back Vocal ficou excelente: Fael Magalhaes, Janeh Magalhaes, Adiell Ferr, Joelma Bonfim, Jozy Bonfim, Jairo Bonfim, Lilian Azevedo e Sicla.

Foi difícil dar uma nota para esse álbum as penalidades foram pouquíssimas!!

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!
 
1. "Liberta-me" - Música escolhida como single do CD (mas tem melhores). Arranjos fortes deixaram a canção com um clima pesado na introdução (no "bom sentido" [rs]). A letra da música é um autêntico clamor a Deus, pedindo pela libertação do medo, da mentira, do frio, de certa forma é um clamor pela libertação do pecado, de tudo que nos impede de adorar a Deus. A composição é de Fernanda Brum e Arianne. Um detalhe é que todas a músicas da Família foram editadas pela Warner Chappell Edições. (Fernanda, Emersom e Arianne).

2. "Cacos pelo chão" - É uma das músicas que mais gostei . Começa serena, diferente da primeira faixa. Não é segredo que gosto muito de ouvir teclados e pianos mais a forma que os outros arrnajos se misturam a eles! O refrão então é um espetáculo de louvor. A composição é uma verdadeira poesia, foi escrita por Emersom Pinheiro.


3. "Tu me amas" - E aqui está a primeira composição de Claudio Claro no CD. Confesso que é um estilo singular de compôr. Você tem que prestar muita atenção no que Fernanda está cantando e mais ainda na hora de ler no encarte, porque do contrário você não vai entender nada! Foi exatamente por isso que todas as letras de Claudio Claro me chamaram a atenção. Os efeitos utilizados na faixa também foram um diferencial.

4. "Um santuário cheio da tua Glória" - Uma faixa simples de adoração a Deus. Os arranjos foram os mais leves possíveis. O back colocou mais ênfase no último coro e deu um retoque a mais sem perder a originalidade da canção. A composição é de Luiz Arcanjo.


5. "Uma só voz" - Mais uma vez arranjos delicados fazem a introdução, que com o passar dos minutos vão ficando mais fortes e bonitos. E no fim um desfecho musical junto com uma simples declamação sobre a santa ceia. Outra poesia de Claudio Claro.

6. "Deus mandou" - Chegou a vez das músicas dançantes de Fernanda Brum. Muitos inclusive sempre querem ver Fernanda fazendo coreografias em seus clipes! Quem sabe!! O refrão é o maior destaque dessa faixa. E de novo peço atenção para a letra, essa também é de Claudio Claro.



7. "Forte e poderoso" - Essa faixa começa com guitarras lembrando o rock and roll, mas quando os demais arranjos entram em ação temos outra grande obra de Emersom Pinheiro. Essa canção é outro single do CD, uma das faixas que está ganhando destaque pelo país. Temos outro refrão de destaque. Um rock não muito pesado, mas nenhum um pouco leve!! É o ritmo que os jovens cristãos mais gostam, e isso é bom, pelo menos ele escutam músicas edificantes. A composição é de Rodrigo Claro.


8. "Nada pode me separar" - O pop gospel de Fernanda Brum é conhecido nacionalmente. Por isso esse é ritmo que não pode faltar em seus CDs. É para colocar todos em um show para pular! Uma música vibrante, e como diz uma amigo músico, se você prestar atenção vai ouvir algumas notas "cósmicas" [rs]. Uma canção gostosa de ouvir!!! A composição é de Emersom Pinheiro e Arianne (Arianne que está vindo aí com um novo CD hein, vamos ficar de olho)

9. "Saindo do casulo" - Mais uma pop adoração. O ritmo da introdução até a chegada ao refrão é bem original. O refrão então é de emocionar. Letra bonita, inspirada por Deus e bem trabalhada na voz da Brum. Essa é boa para algum grupo da igreja (jovens)! A composição é de Marcelo Manhães.

10. "Rasgando o coração" - A introdução dessa faixa é um tanto exaustiva. São 1 minuto e 40 segundos em um mesmo ritmo. Quando chega no refrão até que os arranjos ajudam um pouco. A letra é bonita, mas creio que poderia ter ficado melhor. A composição é de Eyshila.

11. "Preciso de uma chance" - O ritmo dessa canção é muito bom. Destaque para a letra muito bem feita com base na mulher que tocou em Jesus. Todo mundo conhece a história! A canção fala de cura, libertação e milagres. Quando alguém toca em Jesus (conhece a Jesus) ela nasce novamente. Só não gostei muito do desfecho. A composição é de Kléber Lucas.



12. "Dia feliz" - Outra melodia do Pr (poeta) Claudio Claro. Ritmo tranquilo e arranjos leves fazem a faixa ter um brilho genuíno. E de novo é bom prestar atenção ao ouvi-lá.

13. "Tanto assim" - Ritmo bem manso tornam essa música profunda aos corações. Fernanda canta sobre o imenso amor que Deus sente por nós. A composição é de Fernanda Brum e Emersom Pinheiro.

14. "Seja bem vindo" - Ainda para continuar esse momento de adoração temos essa faixa que fala, com todo respeito, do Espírito Santo de Deus. Mesmo sem merecermos,ele nos guarda, nos livra do mal. Ainda que pequemos ele não nos deixa. Ele é nosso consolador. A composição é de Geraldo Guimarães e Renato César.

15. "Todo poderoso" - E para fechar essa obra temos mais um pop adoração, com arranjos mais pesados e excêntricos, mas que não tiram a beleza da música. É o estilo Fernanda Brum. Canção forte e vibrante. E ao mesmo tempo temos arranjos leves. Uma loucura muito bem aplicada por Emersom Pinheiro. A com posição é de Fernanda Brum e Emersom Pinheiro.


Nota corrigida e oficializada as 15:04 no dia 14/10/2012

© 2008-2012 The Most Gospel Company | All Rights Reserved
Gospel Channel WEB Entertainment Christian 2012|@gospelchannelbr
Dúvidas, sugestões e críticas: gospelchannel@globomail.com

Comentários

Hugo disse…
Esse CD fikou bom d+ da conta!!!!!!
Preciso de uma chance é muuuuuuito linda, mas concordo com vcs, o desfecho fikou mt longo e cansativo, mas msm assim continua linda (mts pessoas concordam cmgo em q essa parece LEMBRA pentecostal)! Rasgando o coração, saindo do casulo, forte e poderoso (amei), todo poderoso e cacos pelo chão são tão divinas e perfeitas..! O CD fikou d++++++, mas concordo em dizer q o Glória fikou melhor (desculpem-me). Discordo na nota de escolha de single q deveria ser 7 ou 8...mas eu tbm axei liberta-me mt liiindo.
*Antes do escolhidos, nenhuma nota nunca tinha sido maior q 95...será q todos vão poder receber maior q isso? #DETALHE
Anônimo disse…
Escolhidos levou 96... não foi???...Fernanda arrasou, mas acho que vão abaixar a nota do CD!!! 98 tá altíssima.. daria uns 95
Hugo disse…
Concordo
Anônimo disse…
O cd pra mim não tah tudo isso não...
@MarQuim_Mota
Anônimo disse…
Aceitação no público: 10?
Se na propria resenha fala q mt gente axa q o Glória fikou melhor, só nesse trexo da resenha já deixa a ceitação do publico c 8 ou 9. Eu axo q eh entre 7 e 8.
Anônimo disse…
Muito bom, mas ainda não é superior ao Profetizando as nações
Anônimo disse…
Pois he eu nem comprei o meu ouvi na integra... E sinceramente.... Não gostei muiito não..
Francis Thompson disse…
sim! só falta a resenha do cd Novos Horizontes da brenda tah! tó esperando...
Anônimo disse…
Parabéns gospel channel.Confesso que gostei muito na introdução desse texto.A resenha está do jeito que imaginei,a fernanda é muito proficional.Quebrantado coração e adorai adonai são as musicas que mais gosto,mas tu me amas também tá ótima,é uma canção inteligente ,o começo parece coisa antiga e depois vem um tom baixo,o mais legal é a melodia.Enfim gostei,channel é demais.
Anônimo disse…
Amei esse cd
Thiago Scorza disse…
Particulamente achei o cd perfeito. Gostei de todas as faixas. Ao contrario de Profetizando as Nações que é um cd cansativo pois todas as faixas falam a mesma coisa. Acho que cds temáticos são bons mas acabam sendo cansativos pois as letras são parecidas por demais. Liberta me também é um cd temático, porém Tanto Fernanda como o Emerson conseguiram inovar a cada faiixa trazendo ao público um cd delioso de se ouvir fazendo com que eu repita varias faixas. É normal que um novo cd seja comparado com o anterior e seja desqualificado pois o antigo já esta bem aceito e todas as canções são conhecidas pelo publico, todo lançamento é necessario tempo para que o publico possa ouvir e apreciar as musicas. Quando o Gloria saiu muitas pessoas criticaram e depois muitas delas gostaram e adquiriram o cd, não é a toa que vendeu mais de 160.000 mil cópias. Agora é só esperar os clips desta bela arte que me emocionou em algumas faixas. A paz a todos
Anônimo disse…
Sinceramente o Profetizando as nações só tem
o encarte de 7 Lâminas e a música redenção
que salva o cd. Os melhores dela são Quebrantado
Coração, Apenas um toque e Glória.
everton disse…
Que isso pessoal do GC dar nota 9,8 pra esse cd de Fernanda Brum é EXAGERO! Nem a Elaine que nos presenteou com um cd belissimo teve essa nota e tantos elogios rasgados nitidamente como o que voces fizeram. Acho que houveram controversias nas citaçoes e notas! Vamos ser mais profissionais nas analises e menos fãs ne??? O cd ta bom, mas anda longe de ser perfeito!
Hugo disse…
Nota entre 92 e 95 pra esse CD
Anônimo disse…
Eu axo q o GC devia deixar a nota de aceitação de publico em aberto em todas as resenhas, e só preencher c a nota 1 ou 2 semanas depois, sempre basendo-se nos comentários do post. Assim a coisa ia progredir e ser lógica!
Anônimo disse…
Mesmo sendo fã da Fernanda Brum eu não daria essa nota tão alta pro single, tinha tantas músicas melhores pra 1° single.
wellington disse…
tambem nao gestei acredito que poderia ser melhor!!!!
Anônimo disse…
Eu gostei,a resenha tá ótima.não sou fã da brum,mas devo reconhecer que esse cd tá bem inteligente,podemos passar o dia inteiro ouvindo porque não é cansativo,parabéms gc pelo o bom trabalho.Eu gostaria que fisessem a resenha do cd da brenda,o encarte da lindo e as melhores são invisivel,onde ela usa muito falsete e ele vem que ótima e ficou muito gostosa de ouvir,a participação do renato viana foi perfeita, essa canção vai longe .Pra finalizar eu gostaria de agradescer ao gc pelo o ótimo trabalho.
Anônimo disse…
Eu gostei,a resenha tá ótima.não sou fã da brum,mas devo reconhecer que esse cd tá bem inteligente,podemos passar o dia inteiro ouvindo porque não é cansativo,parabéms gc pelo o bom trabalho.Eu gostaria que fisessem a resenha do cd da brenda,o encarte da lindo e as melhores são invisivel,onde ela usa muito falsete e ele vem que ótima e ficou muito gostosa de ouvir,a participação do renato viana foi perfeita, essa canção vai longe .Pra finalizar eu gostaria de agradescer ao gc pelo o ótimo trabalho.
Anônimo disse…
O single ta bem fraco!
Anônimo disse…
Esse cd não ta la essas coisas toda não,mas ta bom!!
Anônimo disse…
concordo!
Anônimo disse…
O Nosso Deus é Forte e Poderoso
O Nosso Deus é Forte e Poderoso
O Nosso Deus é Forte e Poderoso
Forte e Poderoso, não Conhece o q é Perder!
SENSACIONAL
Anônimo disse…
Axei esse CD bem fraco, a cara do 'sonhos não tem fim' da Eyshila. Parece CD para encerrar o contrato, mas ela renovou com MK - quem entende??

Tbm não entendo a nota da resenha, como dar nota para aceitação do público?? Divulgação e tals?? Um CD pode ser perfeito e ter uma péssima distribuição, mas isso não pode interferir na nota do CD pois é o CD que está em questão e não o trabalho da gravadora em divulgar e distribuir.

Axo isso muito sem noção!

Adoração, pra mim, virou um estilo fraco com muitas repetições.
Anônimo disse…
Cacos Pelo Chão deveria ser o hit escolhido. A aceitação do público não foi 100%. A prova disso que já se passaram praticamente 2 meses do CD no mercado e ainda está na primeira tiragem.

Em relação ao CD Épico de Elaine de Jesus, para mim não tem nada de excepcional, apenas 18 mil cópias vendidas. Isso se chama fracasso.

Não sei se a culpa é do repertório ou da gravadora. Até agora não ouvi nenhuma canção do Escolhidos na rádio Melodia ou Gospel FM, ambas do Rio de Janeiro.
Anônimo disse…
Bom para mim todas as musicas as fotos a qualidade ficou perfeita
Francis Thompson disse…
Será que é uma decadência dupla de fernanda brum e bruna karla??? kkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Esse Cd não ficou bom pelo simples fato de que era para ser o ultimo de Fernanda na MK. assim feito "nas coxas".
Anônimo disse…
Eu to no aguardo da resenha do cd da Brenda e da Gabriela Rocha.
Francis Thompson disse…
tbm tô aguardando "Novos Horizontes" da Brenda
Leonardo disse…
Mariah Carey também usa um anel de borboleta
tem um albun Chamado Butterfly e é uma escrava monarca...

E os fãs delas dizem a mesma coisa ''Tem nada a ver''
'' Ela só quer ser livre'' ''As borboletas representa a liberdade''

Mas cada um acredita no que quer... hj em dia a midia esfrega a verdade na cara do povo e ainda sim fecham os olhos e dizem que bobagem...
Iverton Ritassiz disse…
Claudio Claro já é um cantor consagrado no Brasil, desde os anos 90, ele quem canta a musica "Videira" regravada pela fernanda no "Gloria in Rio", ele canta com o Grupo "Tabernaculo de Davi" procurem no google http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&gs_nf=3&cp=16&gs_id=1z&xhr=t&q=videira+claudio+claro&pf=p&biw=1366&bih=667&sclient=psy-ab&oq=videira+claudio+&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=36e0b46aa30babe&bpcl=35440803
Rennan Silva disse…
CD Muito Bom!! Mas Até Hoje a Brum não superou o Profetizando as Nações (que pra mim é o Melhor CD da Brum) depois o Glória.. E depois o Liberta-Me..

Façam uma matéria sobre o CD Escolhidos da Elaine de Jesus, que já é Disco de Ouro!!! (fontes seguras)
Anônimo disse…
O cd é lindo, em algumas faixas percebo um tom mais intimista apesar dos arranjos, me lembra alguns cds mais antigos dela.
AUGUSTO disse…
Pelo amor de Deus o Cláudio ja é consagrado como cantor e compositor a anos. Se atualiza pra escrever.
Unknown disse…
Isso aê Iverton e Augusto. Cláudio Claro não é uma grande promessa... é um dos pais da música gospel contemporânea no Brasil junto com Asaph Borba e Adhemar de Campos. Ele já deveria ter um desses CD/DVDs de 20, 25 ou 30 anos de ministério. Abçs!

Mais vistas da semana