Resenha do novo CD de Mara Lima "Vou tocar o céu"

Dessa vez não avisei que iria fazer uma resenha, mas as vezes de surpresa é melhor!! Mara Lima faz parte da história da música gospel do Brasil. Quem nunca ouviu uma música dessa "diva" da música evangélica.


Depois de 3 anos sem lançar CD, Mara Lima apresenta um dos maiores lançamentos do ano. Mais de 50 mil cópias comercializadas; A tiragem em AA 30.000 esgotou, AB 10.000 estão espalhadas pelo Brasil e os playbacks vão bem obrigado!! (Tem gente que não sabe, mas lembro DE NOVO  que os playbacks contam para se obter certificado ok?!). E outras tiragens estão a caminho (tem gravadora por aí que precisa aprender a arriscar com seus maiores nomes)



"Vou tocar o céu" levou muitos elogios e algumas criticas, uma delas se refere a voz da Mara, mas gente, não vamos esquecer que a cantora passou por dificuldades em relação a voz. Fora isso temos a mesma Mara Lima, e digo mais, quem quer lançar CD com o ritmo pentecostal tradicional sugiro ouvir este CD.

Mara Lima é uma das maiores cantoras pentecostais do Brasil. Seu sucesso nas igrejas pode ser ouvido através das irmãs do círculo de oração espalhadas pelas Assembleias de Deus, igreja responsável pelas maior porcentagem de vendas do mercado gospel.

A produção do álbum foi de Melk Carvalhedo, que sabe muito bem fazer pentecostal e pop e ainda por cima misturar esses dois ritmos! Sensacional!!

Gostei muito de ouvir o Back Vocal: Aldo Gouveia, Paulo Zuckini, Adiel Fer, Márcia Fer, Raquel Farias e Bianca Alencar.

Não divulgaram antecipadamente qual seria o estilo que marcaria o CD, suponho eu que seja o pentecostal tradicional. Aproveito aqui para explicar sobre a categoria "Fidelidade ao estilo" encontrada nas notas. Essa categoria se refere ao estilo que a cantora ou gravadora divulgam antes de lançar o CD. Se dizem que o Cd vem ao estilo pop, avalio ele como pop, se dizem que vem pentecostal segue-se a mesma regra. Isso se aplica a todos os ritmos.

O encarte do CD ficou bom. Mara Lima sempre dá um show de moda gospel! [e photoshop] Mais uma vez as penalidades foram poucas. (Quem está a anos desse negócio normalmente faz tudo muito bem feito!!)

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!

1. "Vou tocar o céu" - O que disse na introdução é pura verdade. Temos aqui arranjos musicais abordando o pop e o pentecostal tradicional de forma esplêndida. Uma excelente escolha para o carro-chefe do CD. Letra forte e empolgante com um ritmo pomposo dos instrumentos. A composição é de Anderson Freire. Sinceramente a melhor letra e melodia que ouvi falando sobre Jericó.


2. "Lágrimas" - Confesso que quando comecei a ouvir não me agradei muito, mas depois que os segundos foram passando me lembrei que esse ritmo é "único" de Mara Lima. Os anos se passam é ela continua fiel para com seu público. Uma das melhores faixas do álbum. Um espanto ao ver que Anderson Freire era o compositor dessa faixa também. Mas já devia estar conformado, afinal ele consegue emocionar em qualquer ritmo. Dá realmente vontade de chorar. E quanto já chorei!


3. "Eu acreditei" - O sertanejo universitário está ocupando o lugar dos forrózinhos aos poucos (mas eu ainda gosto dos forrós) e confesso que é um ritmo muito agradável quando não há exageros. A dupla de maior sucesso da atualidade,André e Felipe, fazem uma participação excepcional na faixa. A composição é de Tângela.



4. "O valor do azeite" - Composta por Samuel Mariano temos uma estrofe muito boa, com um refrão que é a "cara" da Mara do círculo de oração [rs].  A mensagem que a canção passa é muito séria. "Azeite não se empresta, também não se divide, azeite se consegue com jejum e oração". Não querendo, mas já desabafando, tem muitos que só querem sucesso, fama e dinheiro no meio gospel. Pensam que á fácil!

5. "A fiança" - Canção também gravada por Elisa Custódio e dividiu muito as opiniões. Os arranjos de Melk no CD de Mara ficaram com uma ótima qualidade, mas concordo que a versão de Elisa teve um ritmo mais forte. Letra boa, ritmo e arranjos que sentia falta, ou melhor, sinto falta. Esse ano as cantoras pentecostais acordaram um pouco, mas espero que ano que vem seja surpreendido pra valer. Nessa faixa percebemos o quanto o back vocal ficou alto no CD. Eu gosto disso, o problema é que a voz da cantora fica escondida atrás deles de vez em quando. A composição é de Anderson Freire - e ela não tem nada a ver com Advogado fiel ok?!

6. "Fiel como Jó" - A mensagem que ela transmite é boa, mas acho que faltou alguma coisa. Dá vontade de pular logo para a próxima faixa. Acho que os arranjos não conseguiram salvar essa faixa. A composição é  de Tângela.



7. "Quem subiu, subiu" - Essa faixa é o próximo "meme" das irmãs do círculo de oração, dá só mais um tempinho para o CD espalhar de vez e vocês vão comprovar o que estou dizendo. (pelo menos para quem é da Assembleia de Deus). Renan (Rick e Renan) compôs essa faixa de emocionar. Há muito também não ouvia algo parecido. Realmente formidável! Não sei se esse Renan é o mesmo que compôs a canção "Leproso" de Amanda Ferrari, mas se for estou começando a admirá-lo cada vez mais. Ouça:


8. "Milagre na festa" - Arranjos mais leves agraciam essa faixa. Um pentecostal comum sem muitos clichês. Canta Bíblia, algo que muitos vem solicitando as cantoras. A base bíblica aqui é o milagre onde Jesus transformou água em vinho. A composição é de Samuel Mariano.

9. "Anjo de Egito" - Sim senhoras e senhores, Mara Lima ousou em regravar um dos maiores sucessos da música gospel. A canção era de propriedade do Grupo Shallon. Ano passado a cantora Amanda Ferrari fez a mesma coisa regravando um sucesso das antigas, no caso foi a canção "Exaltado seja o Senhor dos exércitos" de Sofia Cardoso. A idéia foi boa e Mara Lima viu que dava certo; a aceitação do seu novo CD "Vou tocar o céu" é muito boa. Eu gosto muito de ouvir esse hinos antigos com arranjos novos. Acho que todas as cantoras deveriam fazer isso. Há tantos hinos que ninguém mais canta. A composição é de João Batista Silvério.


10. "Deus é com você" - Uma daquelas canções típicas que não gosto de ouvir. Já chega de ficar batendo na mesma tecla de "quem te viu lá em baixo, vai te ver lá em cima", "Vão ter que te aplaudir" e etc.. Chega disso pelo amor de Deus!! Vamos cantar Bíblia, exaltar a Deus com canções de arrepiar não essas letras de vingança!! A composição é de Marcos e Matheus.

11. "Soldadinho de Deus" - Lembra daqueles "Modão gospel"?  Pois é, hoje em dia ninguém lembra muito deles, mas gostei de ouvir Mara Lima interpretando essa canção de Guatupê e Guaratuba. Ouça:


12. "A minha casa" - E para encerrar temos mais um sertanejo universitário, e gostei demais. Refrão muito bem elaborado em sintonia com os arranjos musicais. É impossível não mexer pelo menos os pés. [rs] Mara Lima fez um ótimo trabalho nesse CD.

© 2008-2012 The Most Gospel Company | All Rights Reserved 
Gospel Channel WEB Entertainment Christian 2012|Facebook: Gospel Channel Brasil
Dúvidas, sugestões e críticas: gospelchannel@globomail.com

Comentários

Anônimo disse…
Aff....pra que esse vestido mostrando as curvas???....quase sem respirar....

Já ouvi o cd e digo que num tah o que a resenha afirma!!!....se fosse dá uma nota, seria um 7.0 cra-va-do...

Ela ainda precisa melhorar a voz....e tb contratar um designer de imagens e arte gráfica, pq esssas letras do cd estão bregas demaaaaais!!!
HUGO disse…
Axei ela MUITO parecida com a sobrinha capa :) rsrsr
Não comprei o CD e não pretendo compra-lo pois todo mundo falava q a Mara lima era perfeita e tals e eu comprei o CD Presença de Deus e não gostei dele nem um pouco, mas eu vo ouvir alguns louvores dele no site Só Louvor e vejo se esse CD ta tudo isso msm...
Axo ela muito bonita (pra idade dela) e a voz dela é como um trovão, mas o repertório..ixiiii!
Anônimo disse…
acho que ela canta no estilo Roberta Miranda....não curto muito essa técnica que ela usa...quanto a voz tb acho que ainda não tá 100%...
Anônimo disse…
gostei do cd exageraram na nota mas gosto da Mara Lima espero que a voz dela melhore mais
naimsilva disse…
todos os comentario acima e tudo de bando de ipocritas primeiro quem esta dando opinião não e fá da mara,a mara e sim uma das maiores cantoras de todos os tempo,capa linda d+ só lamento se a cantora que vc gosta e feia d+ e a capa da cantora que vc gosta ficou brega d+ sei de quem vc gosta não vou dizer pra não virar polemica.
e como a mara msm disse primeiro esse cd e um milagre na vida dela.a mara e um das poucas cantora no brasil que canta por amor de verdade a obra de Deus.a mara sozinha mantem mais de 50 missionarios no brasil e exterior junto com gideoes e tem um dos projeto de evangelismo abençoando o parana uma estrutura que poucas tem coragem de investir porque e de graça e não tem retorno financeiro comprar carreta onibus e van para evangelizar quero que esses idolatras que fala mal da mara por dispeito o que a cantora deles fazem pelas alma de graça sem cobrar. a mara sim merece ser respeitada sempre pois DEUS vai honrar a mara mais ainda.
Thiago Scorza disse…
Primeiro: Ninguém é obrigado a gostar e nem admirar nenhum cantor.
Segundo: hipocrisia está relacionado com quem diz algo mas não condiz com suas atitudes, ou seja, finge ser o que não é, então não entendi o porque do nosso irmão acima querer ofender quem postou sua opinião, afinal a intenção dos posts são essas, para que o leitor venha e opine.
Terceiro: Ninguém está tirando o mérito da cantora, isso seria impossivel, Mara tem anos de ministério, vida com Deus e respeito do seu público. Eu particulamente gostei do cd, mas não posso obrigar ou querer ofender as pessoas porque elas não concordam comigo. Como posso chamar as pessoas de hipócritas se nem as conheço. Como sou "livre" pela graça de Jesus vou expressar minha opinião quanto a nota do cd, também não concordei com essa nota altissíma, o cd está bom sim, mas não tá tudo isso. Sabemos que a cantora passou por momentos dificeis e gravar um cd nessas condições é mérito da mesma porém estamos aqui pra analizar a obra por completo e ........SIM, a Mara tem que continuar se cuidando pois a sua voz está fraca sem potencia, e o estilo que ela canta não agrada a todos, afinal nem Jesus agradou kkkk (clichê essa frase). Mérito pra ela que com todos os problemas lança um de que em 1 mês alcança as 50.000 cópias vendidas. Bom, minha nota pro cd? 90. Minha opinião (espero ser respeitado). A paz a todos
Thiago Scorza disse…
Obs: Não estamos julgando a vida missionária da Cantora (outro mérito da mesma)Mara é uma das poucas que se preocupam com evangelização, e sim o "CD" lançado ao público. E somente isso, não somos idolatras por não gostar ou aprovar algo. A idolatria é usualmente definida como a prática de adoração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração a um Deus. Somos apenas irmãos em Cristo, não é necessário ofender o seu irmão por causa de divergencias na opinião. Amém?!?!? Fiquemos em paz.
naimsilva disse…
meu caro ai de cima quando dei minha opinião e porque esses ai de cima vem só nas materia da mara para denegrir a mara não e para opinar,e outra respeito sim a opinião dos outro sim desde que tenha coerencia nas palavras,coisa que eles não tem vem aqui e fala o que quer só pra mostrar que a cantora dele e melhor 1º que a mara nunca quis ser melhor que ninquem,e como ela mesmo falou com lagrimas nos olhos ela canta pra adorar o senhor o resto e resto.ipocritas por só querer ofender.
Anônimo disse…
Naim Silva vc tah muito equivocado eu gosto escuto as músicas dela desde de quando eu era criança admiro muito o ministerio dela de Mara Lima sim e fiquei feliz por ela voltar cantar só acho que exageraram na nota o cd realmente tah bonito mas não tah essa coisa toda não eu estou feliz pela voz dela ter melhorado e eu espero que melhore ainda mais vc não sabe o que é hiprocrisia tah se doendo muito
Anônimo disse…
Tah na kara que exageraram na nota...daria no máximo 7,5...o cd é fra-co....as melodias e arranjos que o Melk fez é o chamado verdadeiro 'feijão com arroz'...parece cópia do seu último cd...o projeto gráfico bem antiguim, chegando a ser como falaram, brega....parece que fizeram a capa usando o paint...Pra que esses vestidos que ela tira nas fotos???!!

Quanto a voz dela, deve continuar se tratando, pois ainda não tah boa!!
elienaisilva disse…
sua opinião ipocrita ai de cima sabe tudo, vc não passa de um imbecil,nem tem coragem de colocar seu nome de tão usado pelo cão,tentano colocar uma opinião que a sua nem vale,o importante e que quem e fá da mara ta super feliz pelo recomeço dela não precisa provar pra nimguem que e uma das melhores cantoras desse pais.quanto a capa do cd ficou linda sim inclusive a desayner do cd não para de receber elogios e já esta com varios projetos sendo feito.não vou comentar mais sobre vc pois na minha opinião dou a mesma nota que o site deu,como todo mundo tem direito de dar a nota que quer respeitem a nota do site.agora estou com o site cantora que quiser fazer cd pra adorar a Deus de verdade pedi conselhos a mara pois ela sabe escolher repertorio muito bem.cd lindo capa linda como ela.o resto que critica e dor de cutuvelo.a mara continua fazendo tratamento da voz. claro que ela sabe que a voz não esta 100% mais vai ficar em nome de jesus.
Thiago Scorza disse…
As pessoas agridem, ofendem e são chamadas de "usadas pelo cão" só porque não concordam com a opinião do outro. O site deveria ter colocado no texto: "FAVOR SÓ POSTAR COMENTÁRIOS QUEM É FÃ E GOSTOU INCONDICIONALMENTE DO CD DA CANTORA, NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS REVERSOS". Respeitar a opinião do próximo é importante e vem da parte de Deus, tem gente que gosta, outros não, mas todos temos o direito de expressar nossas opiniões sem ofensas. Em nenhum momento eu ví denegrirem ou ofenderem a cantora, mas sim exporem o que "em sua opinião" não agradou no cd. Como já citei acima, a Mara é uma cantora respeitada, com um ministério produtivo e consolidado, prova disso está nas vendas do cd. Mas não é por causa dissso que tenho que achar tudo lindo e maravilhoso não. Criticas servem para que venhamos sempre melhorar o que oferecemos ao proximos, seja o que for. E não venha me dizer que ela grava cd pra Deus, e tem que agradar a Deus que tudo isso é ladainha e crente religioso. Se fosse gravar cd pra Deus pra que vende lo então. Fizesse um cd só e saia cantando pelas igrejas. Cd é feito pra alcançar vidas e evangelização, mas também não deixa de ser comércio com objetivo de vendas, pois é o trabalho dela. E nós como consumidores temos o direito de cobrar melhorias, eu compro e sempre comprei os cds da Mara, por isso sempre vou ter o direito de combrar melhorias, isso é assegurado por leí, tanto terrestre como divina. E só, e na boa, esse assunto já deu o que tinha que dar... espero ter deixado claro minha oposição. Quanto as ofensas cada um verá com Deus suas palavras, pois se ela é ungida de Deus eu também sou, e a mesma não é melhor do que eu em nada,pra Deus somos todos iguais, não é porque ela está na midia e eu não que a palavra "não toqueis nos ungidos" não sirva a meu respeito. Em nenhum momento estou ofendendo nem a cantora e nem a nenhum comentario. FIQUEM TODOS NA PAZ
Anônimo disse…
gostei demais
Anônimo disse…
meu amigo ela passou por uma cirurgia na voz acha q é facil ficar fazendo varios shows sem gastar a voz se liga mara lima é uma benção ! e mais ela não esta gravando o cd ta agradar não mais é pra agradar a Deus ! e mais quem é vc para falar do visual dela quem tem que falar isso é o marido dela ! cara faz favor vai oara vai !
Anônimo disse…
Mara mara diva
JENNY disse…
Concordo plenamente com vc.A Mara é a maior e melhor cantora do Brasil q faz a obra de Deus com Fé e amor,ela é maravilhosa.Estes q a julgam devem se converter primeiro para ter a consciencia de q quando apontam um dedo a 3 apontando de volta para eles.O CD presença de Deus é lindo,maravilhoso como todos os cds da Mara.Cada CD dela tem uma mensagem especial.Nao julgo os cantores"modernos" com letras "modernas",mas eles ja ficaram tão rotineiros q quem ouve um,ouve todos,e as letras tem pouca diferença uma da outra.É um querendo ser igual ao outro,ou seja imitar uns aos outros.A Mara nunca imitou ninguem,ela é unica,original!Em toda igreja tem um levita q canta os louvores de Mara.Sou fã incondicional da Mara e oro a Deus q passe o azeite santo em suas cordas vocais para q ela possa estar sempre trazendo trabalhos ungidos para seu público q a ama e respeita.Só Deus sabe o esforço q ela deve ter feito para lançar este cd para agradar a Deus e seus fãs como eu q estavam ansiosos por um novo lançamento.Deus a abençoe Mara,vc sempre será a melhor pra mim e tenho certeza para milhões espalhados pelo mundo.Deus a abençoe pelo esforço em lançar esse novo trabalho,pois nos os seus fãs sabemos o quanto vc sofreu com o problema nas cordas vocais.VAI GIDEÃ DO SENHOR,VALENTE DE DAVI,Q MUITAS ALMAS AINDA TE ESPERAM.Janne Morais
JENNY disse…
Irmao amado,eu entendo a defesa da irma Eliane.Se o irmão observar bem,esse anonimo nao faz uma crítica construtiva e sim destrutiva e denegrindo a Mara Lima.Temos q respeitar até em nossas criticas.Veja o q ele fala do estilo das roupas da artista,ele a julga como se ela estivesse ofendendo a moral e os bons costumes.Nao estou aqui para discutir ou revidar xingamentos a ninguem,mas para dizer q até para fazer críticas temos q respeitar a pessoa a quem dirigimos nossa crítica,e esse anonimo nao demonstrou em nenhum momento respeito á moral da cantora,ele so quer denegri-la de.alguma forma.Admiro sua palavras,respeito a opinião dada com sabedoria,mas vamos concordar né? Esse anônimo ta passando dos limites!!!
Anônimo disse…
O cd ficou muito bom e o progeto grafico maravilhoso so a voz que ainda esta meio rouca.Vamos continuar orando por ela povo de Deus!!!!!!!!

Mais vistas da semana